Nova gigafábrica de baterias e carros elétricos em Minas Gerais


Bravo Motor Company e Rockwell Automation anunciam investimento bilionário para fabricar baterias de carros elétricos em Minas Gerais, com possibilidade de fabricar os próprios veículos no local.

De acordo com informações divulgadas recentemente, o projeto da fábrica Bravo Motor Company, dedicada à produção de baterias e carros elétricos, começou a tomar forma no território do Brasil. A empresa em questão é argentina, mas tem a sua sede na Califórnia, nos Estados Unidos. Recentemente ela chegou a anunciar uma parceria com a Rockwell Automation, uma gigante do cenário industrial. A dupla pretende construir um complexo de mobilidade elétrica que será localizado no estado de Minas Gerais.


Segundo o que foi divulgado até o presente momento, o projeto em questão servirá para dar origem à primeira gigafábrica de elétricos da América Latina. Assim, o projeto em questão recebeu investimentos substanciais, estimados em cerca de US$4 bilhões (mais de R$20 bilhões). O local escolhido para a construção foi a cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. A fábrica em questão ficará responsável pela produção de baterias, carros e outros componentes que tenham ligação direta com a questão da mobilidade elétrica.


A BMC e a Rockwell Automation chegaram a anunciar, por meio de um comunicado oficial, a respeito da construção da fábrica em questão. Sobre a Rockwell, vale ressaltar que se trata de uma empresa multinacional cuja especialização é em processos industriais. Além disso, ela possui excelência quando se fala sobre a criação ode fábricas e de linhas de produção no âmbito mundial.


No comunicado em questão, Leandro Kruger, o diretor regional da Rockwell, chegou a fazer algumas afirmações interessantes. Nesse sentido, ele pontuou que em 20 anos de atuação no mercado, a empresa chegou a ver como a atividade da indústria foi capaz de transformar a realidade de diversos países e de diversas cidades. Assim, a gigafábrica seria outra dessas oportunidades e ainda poderia tornar o mundo mais sustentável devido à sua proposta.


Leia também:  Volkswagen oferece o pacote esportivo R-Line em 6 modelos vendidos no Brasil

Também neste comunicado, Javier Munoz, o CEO da Bravo Motor Company, chegou a fazer algumas declarações sobre as expectativas da empresa para este projeto. Ele destacou que a Bravo Motor se sente muito feliz pela parceria com a Rockwell para a construção da fábrica, visto que esta empresa possui uma experiência muito ampla na produção de baterias, especialmente quando se fala sobre a larga escala.

De acordo com o relatado até o presente momento, a fábrica construída em Minas Gerais tem alguns planos ambiciosos ainda para os seus primeiros momentos de funcionamento no local em questão. O primeiro passo será a produção de 22,7 mil veículos elétricos a partir do ano de 2024, quando a gigafábrica deve ser efetivamente inaugurada.

Além disso, os planos se tornam ainda maiores quando a empresa destaca que pretende expandir esta produção em apenas 2 anos, ocasião na qual o projeto estará completamente concluído. Tudo isso deve gerar, em média, 14 mil novos empregos diretos e indiretos na região que a fábrica será instalada. Também é interessante destacar que dentro do complexo serão produzidos cerca de 43,7 mil kits de bateria de lítio anualmente.

Vale pontuar que a carta de intenções da Bravo Motor Company foi assinada ainda no ano de 2021. Desse modo, o anúncio em questão em parceria com a Rockwell dá um peso ainda mais para o projeto em questão. Ele tem o potencial de colocar o Brasil no mapa quando se fala sobre mobilidade elétrica e se considera o âmbito mundial.

Diante disso, essas questões servem para ilustrar a fala do CEO a respeito da intenção de trazer mais progresso para a região na qual a gigafábrica será instalada, visto que a geração de empregos diretos e indiretos promete fomentar a economia local e torná-la ainda mais sólida e mais diversificada, o que sem dúvidas será muito benéfico.

Leia também:  Lexus UX 2019 - Lançamento, Características

Confira o vídeo divulgado pela Bravo:


Gigafábrica de bateria


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.