Novo Uno SUV para 2023 ou 2024 confirmado – e pode ser o Baby Jeep (Projeto 516)

CEO da Stellantis confirma que a empresa lançará no mercado um sucessor do Uno, provavelmente em formato SUV. O Projeto 516, do Baby Jeep, é um candidato.

Recentemente, as marcas têm investido cada vez mais em modelos SUVs, e com isso outros modelos distintos estão ficando um pouco de lado. Os hatchbacks compactos são um exemplo disso. Um destaque neste segmento é o Argo, da Fiat, uma referência para este tipo de carro. Entretanto, na última década correu um movimento diferenciado, onde alguns tipos de distintos de carros têm sido substituídos no mercado.

Entre estes, que passaram por esta situação está o Uno, um modelo muito conhecido em especial no mercado brasileiro e que figurou por um bom tempo entre os mais populares. Entretanto, sua despedida aconteceu há bem pouco tempo diante destas mudanças que vem acontecendo no mercado. Outro modelo que também se encaixa nesta mesma situação é o Punto.

Mesmo que a despedida dos dois modelos tenha sido recente, é esperado o retorno de um deles que estava ainda por ser confirmado. Para acabar com as incertezas e gerar expectativas, o CEO da Fiat, Oliver François, recentemente confirmou as especulações de que de fato a marca está preparando um sucessor para o Uno, que voltará ao mercado em breve ao que tudo indica.

Em meio a estas especulações, e agora a confirmação do CEO, recentemente algumas situações também trouxeram esta expectativa do retorno do veículo ao mercado. Isso, pois um modelo da Fiat apareceu durante alguns testes, e de acordo com o que se pôde notar havia indícios de que poderia ser uma nova geração do hatch de fato.

Leia também:  Porsche 911 GT3 RS deve ser apresentado no Salão de Genebra

No comunicado onde confirmou o retorno do modelo para o mercado, o CEO aproveitou para justificar a notícia destacando que a Fiat é uma das mais especializadas atualmente quando o assunto é este segmento de veículos, os hatchbacks. E ao longo dos anos vem mostrando isso com suas inovações no segmento. Apesar disso, nos últimos anos vale mencionar, a marca não teve muitas mudanças significativas neste sentido pois contou com algumas limitações técnicas para tal, que agora parecem estar sendo superadas para trazer novamente o destaque para estes veículos em seu catálogo.

O CEO explicou que esta dificuldade enfrentada pela marca foi pelo fato de que não estavam contando com uma plataforma correta para desenvolver este tipo de veículo, mas que agora esta questão foi deixada para trás e conseguiram superar este desafio para que novos veículos possam ser criados a partir dela. No momento em questão, o CEO não deu muitos detalhes a respeito do retorno do Uno e como será o modelo, deixando no ar até mesmo o nome que será utilizado para o veículo.

Os especialistas do segmento já vêm especulando a respeito do novo Uno que está sendo preparado pela Fiat. Um ponto que foi levantado é que o design pode ser um ponto negativo para alguns. Isso, pois ao que tudo indica o estilo do sucessor que irá assumir a posição do Uno agora, ao que parece, estará alinhado de fato com o formato SUV, o que pode desagradar muitos. Mas esta não é uma notícia confirmada, vale frisar, pois tudo que o CEO da empresa destacou é que haverá um sucessor, e nada mais.

A plataforma que pode ser a escolhida para trazer o novo modelo ao mercado, e que a Fiat agora contará para o veículo e provavelmente outros mais que virão, é a eCMP. Inclusive, alguns dos detalhes que estão sendo especulados e levantados a respeito do modelo fazem com que existam comparações com outro modelo que está em seus primeiros passos, o Baby Jeep, que dentro da Stellantis está sendo chamado pelos responsáveis como projeto 516.

Leia também:  Combustível Adulterado - Cuidados e Como Identificar

A escolha desta plataforma faria todo o sentido, já que o “Baby Jeep” já vem sendo flagrado em testes como mula, em estágio avançado de desenvolvimento, portanto. E até cogita-se que a Stellantis teria interesse em lançar um SUV subcompacto com a marca Peugeot, que também faz parte do grupo. A gigante Stellantis, por sinal, costuma mesmo compartilhar a plataforma de seus carros entre suas marcas.

Assim, o mais esperado é que a Fiat utilize destes pontos para a criação do seu mini-SUV, que irá assumir a posição deixada pelo Uno. Apesar da ideia de que os dois possam ter o mesmo porte, alguns comentários feitos por especialistas apontam que o novo Uno poderá contar com um motor híbrido, praticamente uma exigência para os dias atuais.

Imagens

Na imagem abaixo, uma projeção do designer Kleber Silva, retratando um novo Uno SUV:

Uno SUV Projeção frente

Uno Cross 2024 traseira 2

Outra projeção de um possível Uno Cross 2024, também de Kleber Silva, mais com cara de Baby Jeep:

Uno Cross 2024, projeção

Uno Cross 2024, Baby Jeep

Nesta de baixo, por fim, o Baby Jeep, em design oficial divulgado pela própria Stellantis:

Projeto 516 Jeep

Baby Jeep traseira

Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments

  1. só existe um caminho para um carro elétrico dar certo aqui no Brasil e depois de uma politíca seria e qui faça realmente uma reforma tributária capaz de gerar um interesse coletivo de todas as empresas gerem empregos e se unirem para um bem comum de todas e um interesse de produzir um carro de entrada básico com um valor qui semelhante consórcio de produção onde pessoas comuns queiram fazer parte de um processo produtivo onde cada um paga uma pequena parcela do custo de produção onde cada um terá o seu direito a uma unidade produzida aí poderia ser a chave do sucesso separa o bem geral até do meio ambiente seria possível se não fosse a ganana da maioria ……. em só olhar para o seu lado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.