Nova Chevrolet Montana 2023 – urbana, mais espaço interno, mas menor que Toro

Chevrolet divulga informações sobre princípios de design para a nova Montana 2023: uma picape mais urbana, focada no espaço interno, ainda que menor que a Fiat Toro.

A Chevrolet está se preparando para colocar a nova Montana no mercado e divulgou um vídeo explicando quais são os princípios de projeto que adotaram para que o carro tenha um maior apelo ao público brasileiro.

Em linhas gerais, eles estão prometendo uma picape do tipo média-compacta (intermediária), mas de porte menor que a Fiat Toro. Isso porque a Chevrolet promete uma picape mais urbana, que leve em consideração o tamanho das vagas normalmente disponíveis em grandes centros urbanos, principalmente, em edifícios. São comuns, em edifícios no Brasil, vagas de 2m x 5m, que ficam pequenas para uma picape com quase 5 metros como a Toro.

A Chevrolet ainda não passou as medidas oficiais, mas podemos ter uma ideia de quais são pelas fotos de flagras divulgadas atualmente e pelo desenho de raio-X divulgado pela empresa. O que podemos esperar é uma picape com porte próximo ao da Renault Oroch. Esta última, embora seja colocada como uma concorrente direta da Toro, é notavelmente menor: são 683 litros de caçamba na Oroch contra 937 na Toro, em função do seu menor comprimento, de 4,70m, contra 4,95m da Toro. Na Montana, consideramos mais provável uma caçamba do porte da Oroch ou até um pouco menor, mesmo que a Chevrolet leve em conta que espaço de caçamba é um fator determinante na escolha de uma picape pelo público.

No entanto, a Chevrolet promete que, mesmo sendo uma picape mais compacta, para uso urbano, feita para caber em vagas de edifícios, haverá mais espaço interno para ocupantes. Isso porque o compartimento do motor também será menor. A Chevrolet promete motores pequenos e que ocupem pouco espaço, trazendo a cabina mais para cima do eixo dianteiro e liberando mais espaço para os ocupantes do banco de trás. Segundo a Chevrolet, serão 20cm a mais de espaço para joelhos do que a concorrência. Somente, ressalte-se, não foi mencionada qual concorrência, já que a Toro é mais espaçosa para passageiros de trás que a Oroch. E, se estão considerando a Strada como concorrente, também, estamos falando de um espaço até menor atrás.

De qualquer forma, a Chevrolet também promete uma picape mais alta, o que ajuda a deixar os bancos dianteiros em uma posição mais ereta e facilitam o uso por pessoas de maior estatura. O que é bem-vindo num segmento onde os bancos traseiros já ficam em posição ereta e os tetos normalmente são baixos, inadequados para pessoas mais altas.

Quanto a motores, como o compartimento será menor, o que podemos esperar é que a picape venha equipada com motorização turbo, pelo menos em alguma de suas versões, como já ocorre com Toro e Oroch. Isso daria força e torque suficientes para uma versão mais topo de linha, para um uso mais “agressivo”. A Chevrolet, de qualquer forma, já tem bons motores turbo nas linhas Onix e Tracker, que seriam bastante apropriados para uma picape intermediária como a Montana.

Quanto a uma versão aspirada, vai depender muito da estratégia da Chevrolet para o mercado. Ainda não sabemos que versões a nova Montana teria, mas é provável que tenha uma versão mais barata, orientada para trabalho, como ocorria com as Montana derivadas de Corsa e Agile, que eram vendidas em anos anteriores. Mercado para isso tem. E, para esse público, o que mais atrai é economia de combustível e baixo custo de manutenção, com potência ficando em segundo plano. De todo modo, a Chevrolet promete equipar a Montana com materiais mais leves e com maior resistência, que reduzam o peso total do carro e exijam menos do motor.

De todo modo, ainda precisaremos de maiores confirmações oficiais. Sempre há espaço para surpresas quando se fala de um veículo que vai ser lançado e foi flagrado como mula, como pudemos constatar no caso do design adotado pelo Hyundai HB20.

Compartilhe

Posts Recentes

Veículos elétricos vendem pouco e GM resolve apostar em híbridos

Inconvenientes e caros, veículos 100% elétricos são preteridos pela GM, que resolve mudar o foco… Leia Mais

Calendário IPVA 2024 RJ – datas, prazo, desconto

Pagamento do IPVA 2024 no Rio de Janeiro começa no dia 22 de janeiro. Cidadãos… Leia Mais

Calendário de pagamento do IPVA 2024 PR – alíquotas, parcelamento, desconto

Prazo de pagamentos para o estado do Paraná já começou a valer. À medida que… Leia Mais

IPVA 2024 São Paulo – prazo de pagamento, descontos

Prazos de Pagamento O IPVA 2024 para veículos em São Paulo possui um calendário específico… Leia Mais