Novo Mitsubishi Pajero Mini para 2024 – kei car poderia vir para o Brasil?


Informações da imprensa japonesa dão conta de que um novo Mitsubishi Pajero Mini está em desenvolvimento, para ser lançado em 2024.

Ao que parece, a Mitsubishi quer novamente competir com a Suzuki no mercado de utilitários 4×4 do segmento de kei car, contando ainda com potencial para exportação. O principal alvo que está sendo observado pela empresa neste momento, como esperado, é o Suzuki Jimny, que foi vendido por aqui e é um modelo muito apreciado em vários locais do Brasil. As novidades apontadas pela revista japonesa Best Car Web destacam que os planos da Mitisubishi neste momento é para que esta desenvolva o seu chamado ‘jipinho’, para o ano de 2024. Assim, ela retornará contando com o antigo player que ficou conhecido pelo público como Pajero Mini.


Os kei cars são carros que contam com vantagens tributárias no Japão. Devem ter até 3,40m de comprimento e ter, no máximo, 600 cilindradas.


Como de conhecimento geral do público que acompanha os lançamentos da marca, o nome Pajero, em relação à Mitsubishi, remete a utilitários de chassi de longarinas ou então monobloco, que contam com tração 4×4. E assim a marca tem feito ao longo dos anos, ao agregar o termo em questão a todos aqueles que possuem estas características específicas destacadas.


Depois de duas gerações distintas, em 1994 e também em 1998, o Pajero Mini, que é menor do que o Pajero IO, que foi vendido no Brasil nesta mesma época, vem para o mercado para reforçar a presença da marca no segmento de kei cars. A ideia agora é reconquistar este espaço com o modelo, que saiu de linha em 2012. A marca japonesa reforçou que o projeto do carro está sendo executado pela NMKV, uma joint venue com a Nissan. Entretanto, apesar deste detalhe em questão, a produção do modelo será ainda na fábrica da Mitisubishi.


Leia também:  Chevrolet Onix ganhará Versão Especial mais Esportiva

Entre os diversos comentários e especulações que estão sendo feitos, visto que o modelo se encontra dando seus primeiros passos para chegar ao mercado, o Pajero Mini terá por objetivo dividir a fábrica com os modelos Nissan Days e Mitisubishi eK, que foram todos desenvolvidos contando com a liderança da Nissan.

No entanto, até mesmo a tração 4×4, presente nos modelos anteriores, está em dúvida. Apesar desta ser uma ideia que se tem para o jipinho, a imprensa especializada do Japão coloca questionamentos a respeito de se o modelo será mesmo um Pajero Mini em sua essência ou então ele será apenas um kei car que contará com tração dianteira normal. Como ainda não se tem uma posição oficial da marca, tudo que vem sendo discutido até o momento vem de informações de fato da imprensa, que contou com acesso a pequenos fragmentos de detalhes sobre o novo carro.

Vale lembrar, originalmente o Mitisubishi eK é o sucessor do Pajero Mini, bem como do Minica, o modelo que nos anos 90 foi responsável por fornecer a plataforma base para a criação do jipinho da marca. Na época, o Pajero Mini em questão contava com eixo cardã exposto, eixo rígido traseiro e também vinha equipado com molas com curso bem longo. Devido a estas características particulares, o modelo era um verdadeiro problema para o seu concorrente Jimny. E por isso, agora, desde o primeiro anúncio que demonstra esta possibilidade de retorno já se especula a competição entre as duas marcas. E ao que parece de fato a Mitisubishi quer gerar esta competitividade no mercado com a Suzuki, que deve se preparar para o que virá adiante em breve.

Fica nossa dúvida, também: assim como o Jimny, a Mitsubishi teria interesse em vender o kei car no Brasil? Cremos ser improvável, mesmo sendo modelo para exportação. Mas demanda para um carro desses, no Brasil, certamente haveria.

Leia também:  IPVA AP 2020 - Calendário de Pagamento, Descontos, Como Pagar


Pajero Mini frente

Pajero Mini traseira

Imagens: projeção do Best Car Web


Outros Conteúdos Interessantes



Você gosta de carros e motos e escreve bem? Gostaria de escrever para nosso site e ser remunerado por isso? Então clique aqui e envie seu texto para avaliarmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.