Novo Hyundai HB2023 – com frente de VW Gol ou de Polo?

Hyundai HB20 2023 tem suas primeiras fotos divulgadas, na semana anterior ao lançamento, sem nenhum disfarce. E estão dando o que falar.

Polêmico. Esta é a melhor palavra para definir o design do novo Hyundai HB20 2023, cujas fotos definitivas, agora sem disfarce, já começam a circular pela Internet, despertando as mais variadas reações entre grupos de HB20 nas redes sociais e outros usuários.

E, se a máxima do marketing “fale bem ou fale mal, mas fale de mim” vale, a Hyundai conseguiu, com sucesso, atingir o máximo de público. De novo.

As reações iniciais parecem ser principalmente negativas e isso é normal em um lançamento. Por enquanto, há vários candidatos a apelido que vemos circulando nas redes sociais, do tipo VW HB20 ou Hyundai Gol. Comparações com Polo também não faltaram.

Mas fica a dúvida se eles vão chegar a prejudicar a venda de um carro tão bem-quisto pelos brasileiros, a ponto de figurar sempre entre os três mais vendidos (em maio, ficou atrás só da Fiat Strada). Dúvida porque, se colar, será apenas mais um apelido na história do HB20, que já ganhou vários outros anteriormente, como “Boca de Sapo” e “Bagre”. Podem soar até pejorativos, mas o fato é que o bom conjunto mecânico, aliado a um design que o público acha bonito, mantêm o carro como campeão de vendas no Brasil.

Os apelidos e comparações não são à toa, pois a frente do carro parece mesmo um VW com logotipo de Hyundai. A traseira, embora tenha despertado alguns comentários negativos, em geral, foi bem aceita entre os fãs. E é parecida com a do Tucson, embora alguns evoquem semelhança com a Sportage. O que, convenhamos, é um elogio, pois são desenhos bonitos.

Leia também:  Novo Jaguar XJ 2013 - Lançamento e Preço no Reino Unido

No entanto, o design pegou a mídia especializada em carros de surpresa. Algumas projeções foram feitas com base nas mulas disfarçadas do Hyundai HB20 2023, todas elas mostrando um design próximo ao i20, vendido na Europa, por exemplo. Era, inclusive, o que nós mesmos, do CarroBonito.com, esperávamos.

Convenhamos que a frente do i20 guarda uma certa semelhança com os Volkswagen, mas no HB20 2023, a semelhança é realmente maior. Agora, quanto à traseira, aí todo mundo passou longe, porque é preciso forçar bastante para dizer que ficou parecida com a do i20 ou com quaisquer outras projeções feitas por outros veículos.

Mecânica e preços esperados

Se o design é revolucionário e mudou muito em relação a versões anteriores do HB20, mecanicamente, podemos esperar mais do mesmo na versão 2023.

As versões devem continuar a ser as mesmas, oferecendo mais ou menos os mesmos itens de série e opcionais que já estavam presentes na versão 2022.

O bom motor Kappa 1.0 de 3 cilindros, que também equipa a recém-lançada linha 2023 do Hyundai Creta, também continua presente, com a diferença de que há, no HB20, também uma versão aspirada, menos potente e que conta com maior preferência do público em geral pelo custo. Como a linha já foi apresentada na Creta 2023, já sabemos sua potência e consumo.

Podemos esperar o 1.0 aspirado com os mesmos 80cv e 10,2kgfm de torque da versão 2022, capaz de fazer 15km/l na estrada e 13km/l na cidade, quando abastecido com gasolina e 10,7km/l na estrada e 9,8km/l na cidade, com etanol.

Já o turbo é bem mais potente: são 120cv e 17,5kgfm de torque, sem prejudicar o consumo, que é de 15,5km/l na estrada e 13,7km/l na cidade, com gasolina; e 10,9km/l na estrada e 9,5km/l na cidade, com etanol.

Leia também:  Dodge Durango R/T ganha Novo Pacote de Opcionais

O HB20 2023 chega às lojas em julho e, embora não tenhamos os preços oficiais ainda, é provável que venham com um certo aumento de preços, tanto pela novidade do modelo quanto pelo próprio repasse da inflação e dos problemas de obtenção de insumos que a Hyundai certamente precisará fazer.

Hyundai HB20 2023

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.