Glossário dos carros elétricos: bateria, recarga, autonomia, potência

Os carros elétricos surgiram com as primeiras baterias de chumbo-ácido, no ano de 1859. No entanto, foram necessários avanços tecnológicos para que a categoria de veículo se tornasse viável. A guinada aconteceu com o advento das baterias de lítio.

Atualmente, tudo favorece a expansão do número de carros elétricos no país. E este processo será acelerado pela esperada melhoria na tecnologia de baterias, que serão gradualmente mais capazes e menos caras.

As previsões de expansão começam a se refletir nos atuais indicadores de tendência de crescimento. Em janeiro de 2022, o balanço divulgado pela Associação Nacional de Fabricantes de Automóveis (Anfavea) mostra que os registros de veículos elétricos em 2021 aumentaram 257% em relação a 2020.

Em questões políticas, foi estabelecida a Frente Parlamentar mista pela "eletromobilidade". Com intuito de, defender políticas de energia renovável e mobilidade elétrica.

Os veículos elétricos trazem uma série de benefícios, como menos poluição, consumo mais silencioso e eficiência.

Glossário dos carros elétricos, compreenda as principais expressões

O crescimento da comercialização de veículos elétricos no Brasil contribuiu para a difusão de novos termos. Por exemplo, bateria, recarga e eficiência energética. É essencial compreender os verbetes, para a partir de agora, acompanhar os próximos lançamentos.

Categorias de veículos elétricos

VE — Veículo elétrico: termo para BEVs, PHEVs e REX. Fazem referência aos veículos elétricos.

BEV — Veículo elétrico a bateria: veículo 100% elétrico, referido como BEV, que não usa nenhum combustível além da eletricidade da bateria.

VEB — Veículo elétrico a Bateria: veículo que funciona a propulsão elétrica, onde a fonte energética vem da eletricidade, armazenada na bateria.

REX — Veículo elétrico com range extender: em suma, são veículos elétricos híbridos. Veículos que possuem outras categorias de motores em sua composição.

Leia também:  Fiat ganhou o Prêmio Top of Mind de Internet

Veículo elétrico de célula de combustível (VECC): utiliza combustível de hidrogênio para carregar a bateria de tração, alimentando o motor elétrico. As células de combustível criam a eletricidade para abastecer o carro a partir de reações eletroquímicas.

Veículo elétrico híbrido (HEV): veículos apresentando em simultâneo motor elétrico, e motor à combustão.

Veículo elétrico híbrido plug-in (VEHPs): veículos com motor de combustão interno e motor elétrico para tração, permitindo o acionamento elétrico ou a combinação dê a gasolina junto ao elétrico.

Veículo plug-in: veículos que possuem a tomada de corrente.

Principais características dos veículos elétricos

Bateria: é o coração do veículo. Em suma, é o dispositivo que produz e armazena energia por meio dos processos de oxidação e redução.

Recarga: basicamente, é a recarga da bateria do veículo que deve ser realizada no momento em que estiver "descarregando".

Motor elétrico: é o motor que modifica eletricidade em força mecânica.

Sistema de gerenciamento de bateria (BMS): sistema eletrônico, que gerencia os parâmetros do exercício dos conjuntos das baterias, informando os estados de cargas, limites de energia, temperatura e outras informações.

Eficiência energética: proveito de energia utilizável para fazer o carro funcionar. A eficiência energética dos veículos elétricos é maior que o do motor a combustão. Ele aproveita 90% da eficiência disponível.

Carsharing: serviço compartilhamento de carros, que possibilita a utilização do automóvel somente pelo tempo em que satisfaça às necessidades do consumidor.

Lítio: principal material utilizado para o desenvolvido das baterias é o lítio. Que em resumo é um metal alcalino encontrado em reservas de países como Chile, Bolívia, Argentina, Austrália e China.

Segunda vida da bateria: após oito ou dez anos de uso, as baterias podem ser utilizadas para outras funções. Como, por exemplo, fornecer energia para iluminar um estabelecimento comercial, residência, ou no armazenamento de energia renovável de prédios.

Leia também:  Peugeot 1008 2023 cancelado. Projeto pode ser retomado?

V2L, V2H e V2G: são tecnologias que definem os meios de como o carro pode aproveitar energia. Na V2L, poderá destinar energia a outro carro e equipamentos. No sistema V2H, a bateria é convertida em unidade de energia móvel. Já o V2G é abundante, pois, o carro envia a energia de volta à rede elétrica.

Verbetes relacionados ao "universo" dos veículos elétricos

Zero emissão: zero emissão de gás carbônico.

Pegada de carbono: termo utilizado para se referir à quantidade de dióxido de carbono jogado na atmosfera.

ESG: environmental, social e governance, é uma derivação do conhecido tripé ambiente, social e econômico.

Eletromobilidade: é um novo conceito de mobilidade que preceitua os meios usados para transitar nas grandes cidades, acrescentando, nesse âmbito, os veículos elétricos e híbridos.

Eletroposto: ponto de carregamento da bateria dos carros elétricos. Atualmente, existem, cerca de 750 eletropostos, no Brasil.

Eletrovia: via que oferece, ao longo da extensão, uma imensa rede de postos para a recarga da bateria. No Brasil, as estradas BR-050 e BR-277 são dois exemplos de eletrovias.

Biocombustível: combustível gerado com base em derivados do petróleo (gasolina e diesel) e na extração de fontes naturais, como cana-de-açúcar, milho e soja.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.