Aqui listamos algumas das motos elétricas mais baratas no Brasil, no sentido de oferecer aos consumidores mais alternativas acessíveis e seguras de locomoção.
O segmento de veículos elétricos é um dos que mais cresce, de modo constante, em nosso mercado nacional, sobretudo as motocicletas, cuja estrutura é menos complexa que os automóveis, e são consideradas excelente saída para evitar os aumentos nos valores da gasolina, por exemplo.
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, existe uma série de alternativas de motos que bolso, tornando-se eficientes saídas e evitando constantes idas aos postos de combustível. Segue a lista das motos elétricas entre as mais baratas no Brasil, hoje:
Aima
Aima K-Lite, na faixa de 8.900 reais. A moto elétrica mais barata disponível no Brasil é a K-Lite, quase uma bicicleta elétrica, mas já se classifica como moto, exigindo CNH A (as normas do Contran exigem velocidade máxima de 25km/h e potência máxima de 350W). Não passa de 30km/h, tem autonomia de 50km e um motor Bosch de 400W. Leve, pesa apenas 60kg, é ideal para andar em ruas de bairro.
Aima Ku Yan, na faixa de 9.749 reais. A Ku Yan tem bateria de 60V, 500W de potência e chega a 40km/h. Sua autonomia é de 60km a 80km e carrega até 100kg. Assim como a K-Lite, modelo mais barato da Aima, é ideal para ruas de bairro.
Smartway
Scooter Texas, na faixa de 8.999 reais. Uma boa opção para deslocamento é a Scooter Smartway Texas. São 1500W reais de potência, velocidade máxima de 45km/h, autonomia de 35km e uma bateria de 60V. Um atrativo é o peso que pode carregar, até 200kg.
Shineray
Shineray SE3, na faixa de 10.990 reais. Hoje, a motocicleta elétrica da Shineray de menor preço, em nosso país, é a versão SE3 da companhia chinesa. Esta moto pode proporcionar ao seu proprietário conforto, praticidade e segurança; a bateria tem boa autonomia de até 80 km, sendo ideal no dia a dia para as pessoas que trabalham fora e precisam ganhar tempo, sem depender de transporte coletivo; pode ser uma boa ferramenta de transporte de pequenas cargas.
Shineray SE2, no valor de 13.990 reais. Esta motoca está bem equipada de motor elétrico com potência de 2300 W e rodagem em velocidade máxima de 50 km/h. Tem bateria com força de 60V entregando uma boa autonomia, embora levemente abaixo da versão acima. Outra vantagem está em seu dispositivo de recarga tem precisão de seis a oito horas.
Shineray SE1, na faixa de 13.990 reais. A versão SE1 permanece na terceira posição, porém, garante boa autonomia, rodando até 50 km (h) com boa economia. Além de todo aparato e acessórios possui o dispositivo de recarga em tempo hábil e bateria com boa autonomia.
Voltz
Voltz EV1 Sport, na faixa de 14.990 reais. A terceira parte deste ranking das seis motocicletas elétricas de menor custo, no mercado brasileiro, inicia pela Voltz. A EV1 Sport. Apesar do nome sugerir uma filia da famosa alemã, se trata de uma fabricante brasileira. Modelo bastante prático, seguro e eficiente. Barato. Equipada de motor em modo 3.000 W, entrega de autonomia de até 100 km, resultando em velocidade máxima de 75 km/h.
Voltz EVS Work, no valor de 16.490 reais. Esta versão tem destaque entre as mais de motorização elétrica de menor custo, produzidas pela marca Voltz. A propulsão está na escala de 3.000 W, embora alcance velocidade máxima acima da versão acima, em um comparativo, chegando à marca de 85 km/h. Está equipada de bateria com potência de 72 V, entregando autonomia de até 120 km, rodando pelas ruas urbanas.
Voltz EVS. Na faixa de 19.990 reais. Entre as mais baratas, nessa relação, é a mais cara, porém, não está tão repleta de acessórios a mais que as outras. Ao fechar esse ranking das motocicletas elétricas de menor preço no mercado nacional, a EVS poderia ser reconhecida como um top de linha. No entanto, é a a de melhor desempenho. Está equipada de motor em modo 3.000 W, entregando velocidade máxima de até 120 km/h e boa A autonomia de bateria na escala de 72 V em percurso de 120 km. Possui bom dispositivo de recarga acelerada.
Outras opções
Esta lista elenca um conjunto dos melhores modelos em termos de motorização elétrica, segurança, eficiência, praticidade e preços mais em conta disponíveis em 2022. É um mercado em franca expansão, com novos modelos sendo introduzidos no mercado em praticamente todos os meses. Portanto, não é uma lista completa e vale a pena conferir estas e outras versões. Se você fornece motos elétricas em mercado nacional e não viu seu modelo aqui, sinta-se à vontade para nos avisar pelos comentários.