Novo Citröen C5 Aircross 2023 – SUV concorrente do Compass em breve no Brasil?


Citröen pode estar prestes a lançar um SUV de maior porte, superior ao C4 Cactus, para competir com Jeep Compass e VW Taos.

O lançamento do Citröen C5 Aircross no Brasil ganhou força essa semana. Isso aconteceu devido ao registro dos desenhos do modelo em questão no INPI, em território nacional.


É interessante destacar que este modelo já está sendo vendido na Argentina desde o ano de 2020. Além disso, recentemente ele recebeu uma atualização na Europa, que é justamente a versão que apareceu nos desenhos que foram registrados recentemente no Brasil e publicados pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).


Quando comparado ao utilitário esportivo que foi lançado pela marca ainda no ano de 2018, note-se que o C5 Aircross recebeu um facelift. Devido a isso, ele passou a contar com uma nova grade frontal. Além disso, o para-choque e o conjunto óptico passaram a contar com lanternas em LED. Outros pontos que merecem destaque são as rodas de aro 18, que possuem um acabamento diamantado e também uma nova central multimídia, que agora tem 10 polegadas.


O C5 Aircross tem alguns destaques interessantes e que merecem ser comentados. Entre eles, destaca-se a motorização do veículo, que é híbrida e plug-in. Além disso, a versão em questão combina o motor 1.6 turbo com injeção direta a um propulsor elétrico, o que garante 224 cavalos de pot~encia e 32 kgfm de torque ao veículo.


Segundo as informações fornecidas pela própria Citröen, o modelo em questão, quando a bateria está devidamente carregada, chega a rodar 55km em modo totalmente elétrico e com a velocidade máxima limitada a 135 km/h.

Em termos de dimensões, é válido ressaltar que as do carro são bastante generosas e ele tem 4,5m de comprimento e entre eixos de 2,73. Por outro lado, a versão a combustão oferece um porta-malas de 580 litros enquanto a híbrida possui este compartimento com apenas 460 litros.

Se mostra válido ressaltar que trazer o C5 Aircross para o Brasil pode ser interpretado como uma maneira da montadora de ampliar o seu catálogo de automóveis, que atualmente pode ser considerado bastante modesto. Hoje em dia, a Citröen oferece apenas o C4 Cactus nacional, mas ela está prestes a fazer o lançamento de um novo C3, que será um crossover com uma proposta bastante poderosa.

Então, com o lançamento do C5 Aircross, a fabricante pode conseguir criar um desejo pelos SUVs no mercado, ainda que este modelo não apresente um volume muito expressivo de vendas.

Até o presente momento, não se tem maiores detalhes a respeito do lançamento Além disso, o carro não foi formalmente apresentado, de modo que não se sabe muito sobre as especificações técnicas para o Brasil. Tem-se somente as especulações começadas a partir dos desenhos, de maneira que é importante esperar até que a marca forneça maiores informações para garantir alguma coisa a respeito do C5 Aircross.

É interessante ressaltar que a primeira geração deste carro foi apresentada ainda em 2018, na França, durante o evento chamado Salão de Paris. Na ocasião, alguns executivos da empresa chegaram a afirmar que o lançamento aconteceria tanto na Argentina quanto no Brasil. Entretanto, muito tempo se passou desde então e apenas os argentinos haviam recebido o modelo, de modo que o mercado brasileiro foi deixado com a promessa e ela somente vai se concretizar agora.

O motivo para que o cenário mude é a Stellantis, que é a dona da linha Citröen e foi a responsável por fazer o registro dos desenhos do veículo no Brasil.

Imagens

Desenho no INPI


C5 Aircross europeu


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.