GWM confirma novo SUV Haval H6 2023 no Brasil – rival de Tiggo 8 e Commander


GWM Haval H6: SUV grande chega ao Brasil ainda este ano e terá versões híbridas. Saiba mais.

Conforme adiantado pelo CarroBonito.com há alguns dias, a Great Wall Motors Company Limited ou GMW, montadora chinesa, cuja fundação data de 1984, está prestes a lançar o seu primeiro carro no mercado brasileiro: trata-se do Haval H6, SUV grande que chegará ao Brasil equipado com a tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Tecnology, ou Tecnologia Híbrida Dedicada), desenvolvida pela montadora e que estará presente nos lançamentos futuros da marca no Brasil. Desta forma, o Haval H6 será um SUV equipado com propulsor híbrido plug-in. O anúncio do Haval H6 ocorreu justamente em um evento específico da marca criado para falar sobre o sistema DHT, sobre o qual trataremos também mais adiante.


Ao que tudo indica, em um primeiro momento, o Haval H6 será lançado no mercado brasileiro em duas versões: a primeira, híbrida HEV, será equipada com motor 1.5 turbo mais um motor elétrico, entre 243 e 393 cavalos de potência e torque de 53,8 kgfm, enquanto a segunda opção, híbrida plug-in, terá as mesmas características da versão HEV, acrescentado a possibilidade de até 200km de autonomia. Ambos dotam o carro com a capacidade de ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos.


Além dessas duas versões, o Haval H6 tem ainda uma opção mais potente, chamada de PHEV P4, superesportiva, combinando um motor 1.5 turbo com outros dois motores elétricos, entregando entre 393 e 483 cavalos de potência, e fazendo com que o SUV vá de 0 a 100 km/h em cerca de 5,0 segundos, enquanto a autonomia elétrica seria de 180 km. Essa versão ainda é um mistério.


Com relação ao tamanho, o SUV grande da GMW tem 2,738 m de entre-eixos, 4,653 m de comprimento, 1,724 m de altura e 1,886 m de largura.


Vantagens do sistema DHT

O DHT GMW é um sistema projetado pela fabricante chinesa que oferece, segundo a própria montadora, uma série de vantagens, entre eles o ótimo desempenho aliado a baixo consumo, pois a condução elétrica dos modelos equipados com esse sistema reduz o gasto de combustível ao mesmo tempo em que entrega ótima potência. Destaque também para a bateria que possibilita aos modelos equipados rodar apenas no modo elétrico por cerca de 200 km, na cidade, além dos 140 km/h de velocidade média. O baixo nível de ruído também é uma excelente caraterística desse sistema, assim como a adequação tanto à cidade quanto às rodovias.

Lançamento do GWM Haval H6

O lançamento do GWM Haval H6 no Brasil deve ocorrer ainda este ano, provavelmente no terceiro trimestre. O SUV, neste primeiro momento, virá importado, porém, no futuro próximo, a GWM deve passar a produzir os seus modelos na fábrica localizada no interior do estado de São Paulo, na cidade do Iracemápolis. Essa fábrica produzia carros da Mercedes anteriormente. Ao produzir seus carros no Brasil, a montadora chinesa terá, também, cobertura em todo o Brasil, bem como terá um sistema de assinatura especial para os seus modelos.

O COO da montadora no Brasil, Oswaldo Ramos, pontua que os modelos da GWM terão valores semelhantes aos modelos de montadoras rivais no mesmo segmento, mas apostam no sistema híbrido e no plug-in híbrido como diferenciais capazes de tornarem os modelos da marca mais atrativos ao consumidor brasileiro. A tecnologia DHT, conforme mencionamos anteriormente, se apresenta também como um ponto positivo da GWM, e coloca a marca na frente de algumas de suas principais concorrentes quando o assunto é eletrificação dos motores.

Embora um pouco mais curto que seus concorrentes, com o lançamento do Haval H6, a montadora chinesa posiciona seu SUV grande no segmento onde terá como principais concorrentes o Chery Tiggo 8 Pro Hybrid, que também conta com uma versão híbrida, e o Jeep Commander, ambos modelos de sucesso no mercado nacional. Alguns sites colocaram o H6 como concorrente do Compass, mas em nossa opinião, o Compass não é um concorrente direto, pois trata-se de um modelo 23cm mais curto. Muita coisa.

A montadora ainda não divulgou um preço para o carro.

Seguimos acompanhando as novidades sobre o GWM Haval H6.


Abaixo, um vídeo com imagens do modelo, em inglês:


Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments


  1. Não entendi. Esse modelo tem opção de 7 lugares? Se não, então não é rival para Tiggo 8 e Commander.

    1. Mesmo com tamanho para isso, a Haval fez o H6 somente com versões de 5 lugares. O H9, maior, do qual não temos informações de sua vinda para o Brasil, oferece 7 lugares. Seria uma opção de 5 lugares a SUVs do porte de Tiggo 8 e Commander (a opção de 7 lugares não é uma unanimidade entre consumidores, principalmente por perda de espaço de porta-malas).

      Explicamos neste parágrafo o porquê de colocarmos o H6 como concorrente desses carros:

      “Embora um pouco mais curto que seus concorrentes, com o lançamento do Haval H6, a montadora chinesa posiciona seu SUV grande no segmento onde terá como principais concorrentes o Chery Tiggo 8 Pro Hybrid, que também conta com uma versão híbrida, e o Jeep Commander, ambos modelos de sucesso no mercado nacional. Alguns sites colocaram o H6 como concorrente do Compass, mas em nossa opinião, o Compass não é um concorrente direto, pois trata-se de um modelo 23cm mais curto. Muita coisa.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.