Marcas nigerianas de carros – Innoson (IVM), Nord Automobiles – carros africanos


A Nigéria vem despontando, nos últimos anos, como um polo automotivo africano, contando com duas boas marcas de carros locais, que vêm se destacando, a Innoson Motors e a Nord. Conheça.

As marcas nigerianas de carros podem não ser tão conhecidas assim no Brasil, mas isso não significa que elas não tenham uma qualidade comparável à de outras montadoras mais populares. Desse modo, a seguir serão comentados alguns aspectos a respeito delas para que você possa conhecer mais e saber sobre as suas qualidades e diferenciais no mercado.


O mercado nigeriano tem um bom tamanho, são cerca de 720 mil carros vendidos por lá por ano. Localmente, são produzidos cerca de 140 mil. Além das marcas locais, a francesa Peugeot e as chinesas Chery e Higer possuem fábricas no país.


Innoson Motors

Uma das principais fabricantes da Nigéria é a Innoson Motors, também chamada de IVM, logo que usa em seus carros. Ela é uma das empresas mais bem sucedidas deste segmento no continente e foi fundada ainda em 1987 por Innocent Chuckwma, que tinha apenas 25 anos de idade quando tomou essa iniciativa.


É uma história bonita. A Innoson começou como um comércio varejista de peças de motos, acabou se tornando uma distribuidora e, depois uma fabricante de motos. Depois de abrir frentes em outros projetos, como plástico injetado e montadora de ônibus, hoje a Innoson também fabrica carros.


Posteriormente, devido ao sucesso que a marca acabou fazendo, Chuckwma acabou expandindo a empresa e o seu plano. Nesse segundo momento, a Innoson Motors acabou começando a fabricar viaturas de quatro rodas, o que fez com que ela se destacasse ainda mais no mercado dos automotivos e começasse a trilhar a sua história de sucesso na Nigéria.

Entre os modelos mais populares da marca é possível destacar o Innoson Fox, que é um utilitário e o Innoson Umu que é um compacto. Entretanto, a marca ainda possui no seu catálogo modelos como o Innoson G5, uma aposta da montadora para o segmento das SUVs, que tem se tornado cada vez mais procurado pelos consumidores ao redor do mundo. Além disso, também vale citar o Innoson Carrier, que é uma pick-up semelhante à Hilux, da Toyota.

É interessante ressaltar que algumas estimativas apontam para o fato de que cerca de 70% dos veículos da Innoson Motors são fabricados localmente. Os demais 30% estão distribuídos entre países como China, Japão e Alemanha.

A Innoson ainda é pequena, produz cerca de 10 mil veículos por ano, mas recentemente realizou investimentos para aumentar a produção para 60 mil, por ano.

Alguns modelos

Innoson G6T


Innoson G40

Nord Automobiles

Outra montadora bastante popular da Nigéria é a Nord Automobiles, que recentemente revelou cinco novos modelos do seu catálogo. Apesar de também não ser tão popular fora do seu país de origem, na Nigéria ela conta com uma reputação sólida, de modo que os seus lançamentos são bastante aguardados pelo público devido à sua qualidade.

Os modelos em questão são bastante diversificados e servem para mostrar como a Nord faz um pouco de tudo. Assim, tem-se ônibus, sedãs, pick-ups e também carros de alta performance. Com um catálogo tão amplo, é possível afirmar que a Nord atende a todos os tipos e segmentos.

Diante dos fatos destacados, é possível afirmar que a Nigéria está longe de poder ser chamada de o centro de desenvolvimento da indústria no mundo. Entretanto, existem várias boas marcas no seu território que devem ser olhadas com atenção e que chegam a fornecer veículos para países vizinhos.

Abaixo, a picape Nord Tank

Proforce

Além das duas já citadas, outra que merece ser mencionada é a Proforce, cuja atuação começou ainda nos anos de 2000. O fabricante em questão, porém, é especializado em veículos blindados, de modo que não atende a uma gama muito ampla de consumidores.

Em outros países africanos

Uganda – Kiira Motors

Quando se fala sobre a África de forma geral, é interessante destacar que além da Nigéria outros países têm montadoras locais eficientes e populares entre os consumidores. Esse é o caso, por exemplo, da Kiira Motors Corporation, que surgiu como um projeto da Universidade de Makerere ainda no ano de 2012 e conseguiu o apoio do governo de Uganda. Então, ela chegou a apresentar vários projetos de carros voltados para o Estado, como viaturas movidas por tecnologias alternativas. A fábrica em questão possui pouco tempo de atuação, mas já é bastante expressiva no seu país de origem. Produz ônibus e carros elétricos.

Kiira EVS

Kiira EV

Tunísia – Wallyscar

Outra marca africana que merece ser mencionada é a Wallyscar, da Tunísia (país no norte da África, com costa no Mar Mediterrâneo), que foi fundada no ano de 2007 por dois irmãos que já tinham experiência neste segmento devido à sua atuação na Jeep. Atualmente, a marca usa exclusivamente motores a gasolina do grupo PSA.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.