Sony Honda Mobility: nova montadora será focada 100% em carros elétricos


No mês de março de 2022, duas grandes empresas começaram a aprofundar as suas discussões sobre uma nova era no ramo da mobilidade, surgindo agora, a "Sony Honda Mobility Inc.".

O capital investido divulgado somou um total de 10 bilhões de ienes, em cotação atual, um pouco mais de R$ 380.000.000,00 (trezentos e oitenta milhões de reais), metade da "Sony Group Corporation" e a outra metade da "Honda Motor Co., Ltd.".


A nova empresa ficará pronta ainda este ano, na cidade de Tóquio, Japão, e as vendas, dos seus carros 100% elétricos, estão previstas para se iniciarem em 2.025. Com a assinatura deste acordo de "joint venture", os motoristas japoneses, e quem sabe nós, aqui no Brasil, poderão desfrutar de veículos elétricos que contém, por um lado, a experiência com a tecnologia digital, e por outro, a experiência da Honda, que está no mercado automobilístico há 73 (setenta e três) anos, ela foi fundada em 1.948. A Sony é ainda um pouco mais "velha", ela foi fundada em 1.946.


O comunicado oficial, com essas informações, foi feito hoje, 16 de junho, e está aberto ao público, entre outros lugares, no site da própria Sony, na divisão de "imprensa".


No começo deste ano, em Las Vegas, EUA, na CES (Consumer Electronics Show), considerada a maior feira tecnológica do mundo, a Sony apresentou 2 (dois) modelos de veículos elétricos, fazendo em seguida um anúncio sobre estar buscando uma parceria para a produção dos seus modelos. Com a assinatura da "união com risco", divulgada, essa busca acabou. Não se tem a confirmação dos modelos que irão produzir, mas a parceria está feira.


No local de imprensa, onde foi divulgado a notícia deste acordo, podemos observar 4 (quatro) comentários, todos de Presidentes, no caso, da Sony, da Honda e também da Sony Honda.

No primeiro, as palavras foram de Kenichiro Yoshida, da Sony Group Corparation, onde os termos entretenimento e adaptabilidade não puderam faltar. Conforme o texto, o CEO espera contribuir com a evolução, combinando tecnologias e segurança, da mobilidade. Falou ainda sobre vários pontos positivos da Honda, que se unirá à tecnologia e a experiência da Sony.

Em seguida está o comentário de Toshihiri Mibe, CEO da Honda, que começou falando sobre os novos desafios que a empresa enfrenta na área de segurança, meio ambiente e outros "campos avançados". Segundo ele, isso trará mudanças sociais por conta da mobilidade e irá se tornar o poder que apoiará as pessoas que fazem coisas se baseando na sua iniciativa. Mencionou ainda estar satisfeito com o acordo, dizendo sobre as qualidades da Sony, e finalizou falando sobre aguardar futuros desenvolvimentos, após mencionar a expectativa que muitas pessoas expressaram desde março.

O comentário de Yasuhide Mizuno vem em seguida, ele é Presidente, Diretor Representante e CEO da Sony Honda Mobility Inc. Suas palavras foram de satisfação por assinar o acordo, que será uma linha de partida para grandes desafios e pretende melhorar ainda mais as tecnologias que as duas empresas possuem, mencionou, na Sony, a tecnologia de detecção, da Honda, os recursos da mobilidade.

Terminando os comentários, o também Presidente e Diretor Representante, sendo COO, da Sony Honda Mobility Inc., Izumi Kawanishi, começou falando sobre estar satisfeito com o dia da assinatura deste acordo e que isso seria um marco importante na finalização dos trabalhos que desenvolveram até agora, onde o objetivo foi a contribuição na evolução da mobilidade. Segundo ele, combinando os pontos positivos das duas empresas, haverá uma aceleração no desenvolvimento e uma evolução, no tão mencionado termo, mobilidade, onde será um espaço emocional, com segurança e proteção.

Ainda está muito vago quanto ao que realmente virá da Sony Honda Mobility Inc., mas sabendo da experiência de mais de 70 (setenta) anos, de ambas as empresas que se uniram, ótimas coisas virão!


Por Fernando Dias

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.