Nova geração do Toyota Yaris em 2023 – pode vir para o Brasil


Yaris passa por facelift no oriente. Confira.

A próxima geração do sedã Toyota Yaris/Vios (Vios é o nome que o carro recebe no oriente, em países como Tailândia, China, Taiwan, Cingapura, Indonésia, Vietnã e alguns outros) está se aproximando de sua revelação formal e agora temos as últimas fotos de sua mula de teste camuflada rodando nas estradas da Tailândia.



As imagens mais recentes são as mais claras em comparação com as fotos anteriores e a mula de teste também está usando uma pintura diferente, o que nos dá muitos detalhes a serem observados. Diz-se que o design básico foi inspirado no conceito de sedã Daihatsu DN-F apresentado no Gaikindo International Auto Show de 2017, em Jacarta, Indonésia.



O front-end é angular com uma grade em forma de U invertido. Os faróis triangulares têm suas bordas fundidas nas laterais curvas da grade, dando um visual esportivo. O capô apresenta vincos duplos para um visual mais musculoso à frente. As laterais apresentam uma linha de ombro que se estende desde o capô até as luzes traseiras. Há vidro traseiro adicional atrás das portas traseiras e a silhueta geral é muito semelhante ao novo sedã Honda City. As luzes traseiras são unidades divididas finas, muito parecidas com as do novo City.

Ao contrário de todas as gerações anteriores do Yaris, o novo não terá o codinome XP (XP40 de primeira geração, XP90 de segunda geração, XP150 de terceira geração), mas usará o código D92A. Isso porque a Toyota usará a plataforma Daihatsu New Global Architecture (DNGA) para o novo sedã Vios/Yaris. Ao usar a plataforma DNGA, no entanto, a próxima geração do sedã Vios/Yaris obterá benefícios como economia de peso, rigidez aprimorada e segurança aprimorada.

Alegadamente, o D92A Yaris/Vios virá com duas opções de motor na Tailândia. Haverá um motor a gasolina de quatro cilindros naturalmente aspirado de 1.2L para cumprir os regulamentos da Tailândia Eco Car, bem como um novo híbrido de 1.5L, que pode ser a mesma unidade implantada no mais recente Toyota Aqua híbrido no Japão. A versão híbrida ajudará a Toyota a competir com o novo Yaris/Vios contra o novo Honda City e:HEV híbrido.

De acordo com a mídia automobilística tailandesa, o Yaris fará sua estreia em agosto de 2022. Uma vez lançado na Tailândia, o novo Toyota Yaris começará a chegar a outros mercados a partir de 2023, informa o portal CarSpiritPK.

Portanto, pode-se notar, claramente, que o Yaris, geração 2023, entre outras coisas, estará munido de linhas inspiradas a partir das mais recentes estreias da marca japonesa. Na parte dianteira o novo para-choque está mais amplo em sua abertura inferior; o conjunto de faróis estará bem integrado em todos os detalhes e agregados ao desenho da mesma grade. As laterais estão preenchidas de vincos na zona das maçanetas, e percorrem em elegante linha toda a carroceria. A estrutura traseira estará equipada de faróis em posição horizontal, formando uma extremidade pontiaguda e elegantemente distribuídas sobre a tampa do porta-malas.

Como foi explicado acima, o ponto de partida que garante a evolução desta linha é a sua fabricação sobre a plataforma DNGA, estrutura mais simplificada da arquitetura TNGA da indústria japonesa. A utilização dessa esteira de montagem vai incluir, além do Yaris 2023, a produção do modelo inédito, tipo SUV compacto. A representação da empresa agendou a exibição da série no dia primeiro do próximo mês de julho. Esta boa base garantirá entrega de eficiência e consistência mais significativas, em termos de rigidez, de segurança e até na redução do peso, abrindo mais caminhos para se colocar nesse mercado outras versões, incluindo as eletrificadas, tal como foi planejado pela companhia Toyota que, no futuro, pretende lançar apenas modelos elétricos.

Sua vinda para o Brasil pode demorar, mas é provável.

Confira imagens da mula

Crédito das imagens: Portal Autolife.


Confira projeção

Projeção feita pelo designer Theottle.

Daihatsu DN-F que inspirou o projeto


Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments


  1. Eu fiz um test drive recente no Yaris com a intenção de comprar. O desempenho extremamente fraco do motor foi decisivo para desistir da compra. Espero que a Toyota melhore bem esse motor, assim como a Honda fez com o New City, pois é fraco demais e tenho certeza que tem sido fator determinante pra desistência de muitos clientes, assim como foi pra mim.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.