Novo Honda Civic e:HEV 2023 – preço, motor, consumo esperados


Honda confirma o novo Honda Civic e:HEV para o Brasil em 2023, importado do Canadá. Mas vai ser bem mais caro.

Recentemente, a Honda confirmou que a nova geração do Civic não será produzida no mercado nacional. Diante deste anúncio, os modelos 2023 serão todos importados. Em outros locais do mundo, o carro em questão já foi lançado, de modo que se tem algumas informações sobre ele.


Essas informações foram obtidas também por meio de uma série de flagras em território nacional. Desse modo, alguns sites especializados em veículos automotivos reuniram tudo o que já é possível afirmar sobre o modelo até aqui.


É interessante destacar que, se antes este modelo era produzido na cidade de Sumaré, localizada no interior de São Paulo, a nova versão, na geração 11, será importada do Canadá.


No que se refere às configurações do veículo, é possível afirmar que há duas confirmações interessantes, ambas feitas por parte da Honda. Nesse sentido, a montadora chegou a declarar que no mercado brasileiro, o Civic 2023 será somente um sedã híbrido, denominado e:HEV. O lançamento do veículo em questão deve acontecer ainda no último semestre deste ano.


O Civic 2023 de 11ª geração também tem versões não-híbridas em outros mercados, como a Tailândia. Mas estas versões não-híbridas, a princípio, não devem ser lançadas no Brasil.

Inicialmente, somente uma versão do Civic e:HEV é esperada, a EL+. Deve ser uma versão completa, com muito luxo, equivalente à EXL dos modelos antigos, até para fazer jus ao preço, que deve ultrapassar os R$ 200 mil e ficar inacessível, inclusive, ao perfil de cliente que comprou as gerações anteriores (na Tailândia, o modelo já custa mais de 1,1 milhões de Baht, mais R$ 160 mil). Novas versões devem aparecer somente em 2023. Há especulações de que a Honda traria a Type R para território nacional pela primeira vez (nas gerações anteriores, a Honda trazia somente o Si para o Brasil. A Type R, mais potente, ficava restrita a outros países), mas, claro, nada confirmado ainda.

O Honda Civic e:HEV 2023 foi apresentado ao público durante o Salão de Bangkok, na Tailândia, durante o mês passado. Ele traz um visual praticamente igual às demais versões não-híbridas, sendo a única exceção o logotipo da marca, que é circundado por alguns detalhes azuis, o que indica que o carro será eletrificado.

Sobre as versões nacionais deste modelo, é interessante destacar que antes elas possuíam motorização 2.0 aspirada flex, de 150cv a gasolina e 155cv a etanol, ou então 1.5 turbo à gasolina, de 173cv. O novo Civic e:HEV terá basicamente o mesmo motor 2.0 aspirado e com injeção direta, aliado a dois motores elétricos e não adotará o 1.5 turbo.

Lá fora, quando abastecido com gasolina, o conjunto gera 184 cavalos de potência e conta com 32,1 kgfm de torque. Quando se fala sobre o consumo, no ciclo WLTP (a sigla significa “Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure” ou “Procecimento Harmonizado Mundial de Teste de Veículos Leves”, um tipo de teste de autonomia para carros elétricos), ele chega a 25km/l. É interessante destacar que a Honda está estudando a possibilidade de adotar o mesmo flex que já equipava seus modelos anteriores, mas como vem do Canadá, a princípio, é possível que o motor venha somente a gasolina. Vamos ver.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.