Novo Fiat Fastback 2023: design italiano feito no Brasil


O Fiat Pulse já está nas lojas há algum tempo e, desse modo, chegou o momento da Fiat começar a pensar a respeito do lançamento do seu segundo SUV. O carro em questão, chamado Fiat Fastback, tem o seu lançamento previsto para o segundo semestre de 2022, de modo que já se sabe alguns detalhes a respeito dele.

Primeiramente, é interessante destacar que este nome surgiu a partir de um conceito, previamente apresentado no Salão do Automóvel do ano de 2018. Entretanto, na ocasião citada, o novo modelo ainda era baseado no Toro, algo que não faz mais parte da realidade. Segundo as informações veiculadas até o momento, o Fiat Fastback 2023 terá medidas mais próximas do Cronos e deve conservar o seu visual de SUV-cupê.


É interessante ressaltar que a entrada deste carro no mercado já foi previamente confirmada pela Fiat em várias outras ocasiões. Isso aconteceu porque os testes já estão sendo realizados há algum tempo. Então, em um primeiro momento, o Fiat Fastback 2023 começou a circular pelas ruas usando a carroceira do Cronos, mas posteriormente acabou adotando aquele que seria o seu design definitivo.


De acordo com a fabricante do modelo, o objetivo é que o Fiat Fastback 2023 traga a “essência do design italiano”, mas seja fabricado no Brasil. Assim, o que se pode esperar a partir dessas declarações é que o carro conte com linhas e formatos voltados para os modelos esportivos e elegantes. Porém, é essencial pontuar que ele realmente será um SUV, como a sua silhueta vinha mostrando até o momento.


Internamente, o Fiat Fastback 2023 era conhecido na Fiat como Projeto 376. O carro será produzido por meio da plataforma MLA, a mesma do Pulse. Isso representa uma evolução em relação à arquitetura MP1, que se faz presente em modelos bastante expressivos da fabricante, como o Cronos e o Argo. De acordo com o veiculado pela empresa, o objetivo é garantir ainda mais segurança e conforto para os motoristas. Além disso, o aumento da compatibilidade com os sistemas eletrônicos também foi um ponto importante.


Como o Fiat Fastback 2023 pode ser considerado um carro que está acima do Pulse, ele contará com os mesmos equipamentos que ele. Além disso, outro ponto que já foi divulgado pela Fiat é o fato de que o carro vai manter a sua conectividade, uma característica que a empresa tem buscado cada vez mais implementar nos seus lançamentos.

Para isso, o modelo contará com painel digital de instrumentos de 7 polegadas (17,78 centímetros). Além disso, também será equipado com uma central multimídia com tela de 10 polegadas (25,4 centímetros) e ela terá compatibilidade tanto com o Apple Car Play quanto com o Android Auto. Outro ponto que se destaca a respeito desta central é a presença do sistema Connect Me, que vai permitir que aplicativos de celular sejam usados para fazer algumas atividades, como iniciar o motor do carro ou travar as suas portas.

Quando se fala sobre os diferenciais do Fiat Fastback 2023, é interessante destacar que os principais estão ligados à motorização do veículo. Para garantir inovação, a Fiat optou por não usar aspirados, visto que o veículo partirá diretamente do turbo 1.0 com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Isso nas suas versões mais baratas.

O motor em questão será combinado com um câmbio CVT de 7 marchas simuladas. Além disso, nas versões mais caras, o motor passará por algumas melhorias e será 1.3 turbo, com 175 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque.

Devido ao seu posicionamento do mercado, é esperado que o Fiat Fastback 2023 tenha o preço médio de R$120 mil. Isso o deixaria abaixo do Jeep Renegade nas linhas da Stellantis. Alguns rumores ainda apontam que o lançamento comercial está marcado para o mês de setembro, mas o fabricante somente destaca o segundo semestre como data.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.