Novo SUV compacto Toyota 2023, concorrente do Renegade: Yaris Cross ou Hyryder


Toyota prepara a venda de um novo SUV compacto no Brasil, para concorrer com Renegade e até Pulse. Há dois candidatos, no momento. O projeto indiano , futuro Hyryder, e o Yaris Cross, já vendido na Europa.

Recentemente, um flagra acontecido na Índia mostrou mais detalhes sobre o novo SUV da Toyota, que tem a proposta de rivalizar diretamente com o Renegade, da Jeep. Entretanto, até o presente momento ainda não se tem grandes informações sobre um possível lançamento deste carro no Brasil.


De acordo com o que foi divulgado até o presente momento, a proposta da Toyota é que o carro em questão funcione como uma versão simplificada do Corolla, especialmente devido à sua plataforma. Ele foi construído em parceria com a Suzuki.


Ainda no ano passado, a montadora em questão acordou de vez para o mercado crescente dos SUVs, um tipo de carro que tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores ao redor do mundo. Isso aconteceu depois do lançamento de sucesso do Corolla Cross, que fez com que a marca percebesse o potencial deste segmento.


Desse modo, as novidades não vão parar por aí. Agora, a Toyota pretende lançar um novo SUV, mas dessa vez compacto, e que tem o mesmo porte que o Hyundai Creta e outros modelos populares, como o VW T-Cross. Entretanto, em um primeiro momento, este modelo será lançado somente na Índia, com o nome de HyRyder, e não se tem maiores informações a respeito de planos de expansão para o restante do mundo.


Atualmente, o modelo em questão está respondendo pelo nome de Projeto D22. Ele chegou a ser visto circulando pelas ruas do país em questão e foi fotografado por sites especializados em veículos automotivos. Conforme o destacado, o carro é feito em parceria entre a Toyota e Suzuki no território da Índia, mas ainda não se sabe se esta parceria será mantida nos demais locais do mundo quando o veículo for lançado.

Ao que tudo indica, o novo SUV da Toyota será construído com a plataforma DNGA. Entretanto, a sua formatação será mais simplificada e com base na arquitetura TNGA, a mesma que serviu de base para que o Corolla e o Corolla Cross fossem construídos. A TNGA, por sinal, é a plataforma sobre a qual está sendo projetada uma picape intermediária, para concorrer com Toro, Tarok, Maverick e Montana.

É interessante destacar que existem alguns rumores a respeito do novo modelo e de quando a sua apresentação formal ao público será feita. De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, o carro está previsto para aparecer no Festival Diwaii, um evento que já é bastante tradicional da Índia e está previsto para acontecer no segundo semestre de 2022, por volta do mês de outubro.

Sobre a vinda deste SUV da Toyota para o Brasil, existe a possibilidade, mas alguns pontos precisam ser levados em consideração para que isso acabe acontecendo.

O primeiro destes aspectos é que o mercado indiano já serviu anteriormente como uma forma de fazer lançamentos prévios de uma série de modelos e posteriormente eles foram devidamente lançados no Brasil. A título de ilustração, vale citar que este foi o caso de modelos como o Etios, da própria Toyota, e do próprio Corolla Cross.

Entretanto, o segundo indício é ainda mais forte do que o citado. A Toyota revelou previamente que tem planos de fabricar um SUV no Brasil ainda no ano de 2024. Este veículo, por sua vez, estará em uma posição inferior ao Corolla Cross e contará com uma motorização híbrida.

Até o presente momento, há possibilidade deste carro ser o Yaris Cross, que é um utilitário esportivo da marca. Ele possui porte do Jeep Renegade e de outros carros da mesma categoria. Além disso, já está sendo vendido na Europa. Outra possibilidade, menor, que chega a ser considerada é a vinda do Toyota Raize, outro SUV de mesmo porte, vendido na Indonésia, nas Filipinas e no México.

Apesar dos indícios, não se pode descartar a possibilidade de que a marca produza o novo SUV no território nacional, visto que informações mais concretas sobre isso ainda não foram divulgadas até o presente momento.

Fotos

Flagra do Hyryder


Toyota Yaris Cross

Toyota Raize


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.