Novo Gol SUV 2023 – o que sabemos


Novo Gol SUV está sendo especulado para 2023, com a atualização da plataforma MQB.

O Volkswagen Gol, como é atualmente, pode estar no fim de sua trajetória, devido aos planos da marca. A montadora pretende lançar em breve o Polo Track 2023, que deve se tornar o veículo mais barato da marca no Brasil. Mais barato, inclusive, do que seria o Gol atualmente.


Entretanto, quando se fala sobre o SUV da Volkswagen, é interessante destacar que ele será lançado, se for, só no ano que vem, e poderá ser considerado um veículo de entrada da montadora dentro do segmento de utilitários esportivos. A seguir, serão comentados os aspectos que já são de conhecimento geral sobre o carro.


A previsão é que o modelo seja lançado no ano que vem e seja retrabalhado para se adequar a uma nova proposta. Já faz algum tempo que os especialistas em veículos automotivos estão antecipando o fim do Gol, carro que ocupa o posto de principal veículo da marca no mercado brasileiro há alguns anos.


O Gol não vem mais disputando o posto de carro mais vendido há algum tempo, mas ainda se mantém entre os top 10, lugar de que nunca saiu. Ou seja, ainda é um sucesso de mercado. O problema é outro: o Gol atual é um projeto antigo, difícil de ser atualizado para as novas regras que vão surgir em relação a emissão de poluentes, além das exigências de eletrificação.


Por isso, a VW reluta em dar um fim definitivo para o carro, mesmo que seja preciso mudar sua plataforma hatch atual. Na verdade, como dissemos, a VW tem planos de fazer com que ele passe por uma atualização para ser vendido como seu novo SUV, tornando-se o seu modelo de entrada da categoria em questão.

O projeto chamado de VW 246, sigla que serve para designar o nome técnico do Gol, já está sendo trabalhado pela montadora, na reformulada e atualizada plataforma MQB (MQB, aliás, é o nome da plataforma atual de Gol, Voyage e Saveiro), que já está sendo preparada para montar carros no Brasil. Esses carros devem chegar ao mercado em 2023, em substituição ao Gol e Voyage, que devem estar em seu último ano de produção.

A Volkswagen está fazendo investimentos consideráveis nessa transição do Gol. Estima-se que a montadora esteja aplicando, em média, R$7 bilhões neste processo e somente no mercado brasileiro.

Através da nova MQB, a empresa terá a oportunidade de começar a desenvolver uma nova linha de veículos de baixo custo pensados especialmente para o território nacional. Entre os modelos que já são comentados, o principal destaque é o novo Gol SUV. O carro deve começar a ser fabricado na cidade de Taubaté, onde fica uma fábrica da Volkswagen no interior de São Paulo. Atualmente, esta fábrica é a responsável por produzir modelos como o Gol e o Voyage.

É interessante destacar que a nova versão da MQB será usada para outros modelos além do novo Gol SUV. A plataforma em questão foi desenvolvida em parceria com a Skoda e tinha como objetivo funcionar como uma versão simplificada, de modo que ela se tornasse viável para alguns mercados, como é o caso do Brasil.

É interessante destacar que, quando se fala sobre o portfólio da Volkswagen, o novo Gol SUV ficará posicionado abaixo de alguns modelos da mesma categoria, como é o caso do T-Cross e do Nivus. Logo, o objetivo é que ele se torne o principal concorrente da montadora para veículos como o Fiat Pulse, que foi apresentado oficialmente ao Brasil ainda no ano de 2021.

As dimensões do novo Gol SUV devem ser similares ao Polo, exceto na altura do solo, que será mais alta. O Polo atual tem 4,10m de comprimento, 1,78m de largura e 1,46m de altura.

Por enquanto, não temos imagens oficiais do novo Gol SUV. Abaixo, reprodução da projeção feita pelo designer Kleber Silva, do Kdesign.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.