Nova Honda TR-V, picape Honda concorrente de Toro, Maverick – verdade ou boato?


Têm circulado na internet e em redes sociais boatos de uma nova picape Honda para concorrer com Toro, Maverick, Oroch, Santa Cruz, etc. Saiba o que é verdade e o que é boato na história.

A resposta mais simples é: não, a Honda não tem nenhum plano conhecido de uma picape intermediária para concorrer com Fiat Toro, VW Tarok, Hyundai Santa Cruz, Renault Oroch, Ford Maverick etc. É provável que estejam projetando algo, dada a movimentação dos concorrentes, mas não temos quaisquer informações oficiais a respeito.


O que tem circulado nas redes sociais é uma proposta de design não-oficial feita pelo brasileiro Kleber Silva, que chegou a ganhar repercussão internacional. Seria para uma ainda improvável versão da picape, a partir do recém estreado Honda ZR-V, a versão global do do modelo HR-V americano. Ele parece ter usado como base uma concorrente, a Fiat Toro, mas encaixando elementos visuais do design Honda ZR-V. Este seria o futuro possível do que ele chamou de Honda TR-V (T de truck).


No entanto, esses rumores indicam uma demanda de mercado. Nos últimos anos, por exemplo, alguns rumores surgiram, chegando à imprensa especializada no Japão, sobre um projeto totalmente inédito da companhia Honda de produção de um SUV elaborado e fabricado nos padrões do Civic. A meta era, deste modo, criar um modelo que concorresse diretamente com a linha da Toyota, o Corolla Cross. Hoje, sabemos que os rumores eram verdadeiros ou a Honda decidiu dar ouvido a eles. Tanto que já temos esse SUV: é o futuro ZR-V brasileiro, do qual falamos (HR-V, nos Estados Unidos).


A menor picape produzida pela Honda, fora do Japão, é a Ridgeline, que foi lançada no longínquo ano de 2005 e é vendida, principalmente, na América do Norte. É uma picape monobloco como a Toro, a Maverick e a Hyundai Santa Cruz. Entretanto, está estruturada em um porte típico das médias tradicionais e é montada sobre a mesma plataforma da linha SUV grande Pilot. Ou seja, veículos distintos. Além de ser cara, custando quase o dobro do que custa a Maverick, nos Estados Unidos.


No Japão, a Honda produziu o Acty até 2021. Mas sem quaisquer chances de lançamentos fora de lá. Não só o Acty era um Kei Truck (Kei Cars e Kei Trucks são veículos pequenos japoneses, com cilindrada baixa, normalmente menos de 600cc, que têm incentivos do governo), como foi tirado de linha justamente por não atender a normas de emissão. E convenhamos, seu design é de um concorrente do Kia Bongo ou Hyundai HR, mais adequado para um público consumidor de Fiat Fiorino ou Citröen Jumpy.

Portanto, novamente, tudo o que existe são rumores e uma demanda de mercado ainda não atendida pela Honda. Não sabemos de nenhum projeto concreto e tudo o que há é a projeção de um designer brasileiro, que foi quem, inclusive, sugeriu o nome TR-V. Nada de concreto, por enquanto.

Curiosidade

Vontade para criar uma picape monobloco intermediária não falta. Como neste flagrante do subreddit Shitty Car Mods, que registrou uma espécie de conversão produzida sobre um modelo CR-V da segunda geração. Ainda assim, seria um carro maior que uma picape intermediária.

Explicada a situação, vamos às fotos.

Primeiro, a TR-V idealizada pelo brasileiro Kleber Silva


Agora, a Honda Ridgeline

A CR-V transformada em picape, que citamos

E, por fim, o Honda Acty, a menor picape produzida pela Honda em 2021


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.