Nova Fiat Doblò 2023 europeia – gasolina, diesel e elétrica


Fiat Doblò 2023 europeia foi anunciada, com versões a gasolina, diesel e elétrica. É, basicamente, a Peugeot Partner europeia com a marca Fiat

Após mais de 10 anos de comercialização no mercado europeu, a Fiat Doblò enfim recebe uma nova versão. A nova linha recém-chegada, nasceu da importante sintonia entre as marcas do grupo Fiat e a empresa Stellantis. A fusão foi essencial para adicionar avanços significativos em relação ao modelo, que pela primeira vez, o veículo versátil é apresentado em uma versão puramente elétrica.


Como todo automóvel da Stellantis vendido na Europa, conta também com a versão elétrica, o e-Doblò. que possui o mesmo motor do Peugeot 208, porém, convertido para 136 cavalos com torque de 26,5 kgfm. A autonomia é de 280 quilômetros e a velocidade máxima é limitada a 130 quilômetro por hora.


Movido a diesel, o motor é de quatro cilindros com 100 cavalos ou 130 cavalos, enquanto com gasolina, o 1.2 PureTech turbo de três cilindros é a opção de 110 cavalos. Todos eles usam uma caixa manual de seis velocidades, mas a versão a diesel, a mais potente, tem um automático de oito velocidades.


A nova Fiat Doblò 2023 começará em breve as suas vendas nos países europeus, sendo provável que a versão anterior continue nas concessionárias por algum tempo. Aqui, no Brasil, a Doblò da primeira geração deixou de ser comercializada.


Há especulações sobre esta nova geração desembarcar em terras nacionais, mas por enquanto, não existe nenhuma informação oficial sobre o assunto. Uma pena, pois seria um carro interessante para o Brasil. Porém, se você deseja analisar as principais características do novo modelo, para continuar antenado no ramo automotivo ou para aguardar que o modelo venha para o país, confira abaixo mais sobre a Doblò 2023 na Europa.

Semelhança com a Peugeot Partner europeu

Assim como no Brasil, onde a Peugeot Partner Rapid é uma Fiat Fiorino com logotipo trocado, a Stellantis faz intercâmbio de modelos entre suas marcas Fiat e Peugeot. A primeira impressão é evidente para todos, a semelhança entre a Fiat Doblò e a Peugeot Partner europeia é inegável. Não só inegável como também não é uma coincidência, dado que, a Doblò 2023 é de fato, derivada diretamente do Partner europeu.

A fabricante produziu a nova linha em uma estratégia de engenharia de emblemas (termo que descreve o processo de comercialização do mesmo carro em dois ou mais tipos diferentes), no veículo, é basicamente alterado somente os logotipos. Lâmpadas, vincos, luzes traseiras e painel permanecem iguais ao do automóvel em que foi inspirado.

Principais características da nova Fiat Doblò 2023

Segundo a fabricante Fiat, a Doblò 2023 está disponível nas versões passageiro e carga, ambos com ampla gama de configurações e excelente acabamento interno. Está disponível em duas opções de carroceria (4.40 m ou 4,75 m de comprimento) e tração nas duas rodas (2,78 m ou 2,97 m), além das três versões de corte (Van, Crew Cab e Combi).

Conjunto mecânico

Em equipamentos, o destaque está direcionado para a potência elétrica do modelo e-Doblò. O conjunto inclui um motor elétrico de 136 cavalos, uma bateria de 50 kWh e vários modos de condução. Os dados de fábrica mostram uma distância de 280 quilômetros, considerando os níveis de ciclo WLTP. Os modelos humanos têm motor a gasolina de 1,2 litro de 110 cavalos e turbo diesel de 1,5 litro de 100 cavalos ou 130 cavalos. As transferências podem ser manuais ou automáticas de 8 velocidades.

Capacidade de carga

A Nova Doblò tem capacidade de carga de 800 kg e um baú de 4,4 m³. Sendo possível transportar dois, paletes em padrão europeu. O porta carga é muito espaçoso com um bom acabamento consideravelmente.

Espaço e acabamento interno

Em todas as versões disponíveis da nova linha, a Doblò apresenta-se como um veículo confortável, com um espaço considerável que proporciona uma ótima experiência para o motorista e para o passageiro. O acabamento interno do modelo é excelente, os bancos são confortáveis e o volante está ajustado em uma posição confortável.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.