BMW R1200: robusta, veloz e sofisticada


A BMW, montadora alemã, é reconhecida pela sofisticação e requinte de seus modelos. Com a motocicleta BMW R1200, não é diferente.

Modelo da BMW Motorrad, a divisão específica do segmento de motocicletas da montadora alemã, a BMW R1200 esteve disponível por cerca de vinte anos no mercado nacional: lançada por aqui ainda na década de 1990, especificamente no ano de 1997, a BMW R1200 seguiu sendo comercializada no Brasil até 2019. Por isso, atualmente não é mais possível encontrar a motocicleta zero km no mercado brasileiro, embora o modelo seja bastante procurado no mercado de motos usadas.


A BMW R1200 integra a linha R, tradicional no catálogo da BMW Motorrad. A motocicleta foi vendida em quatro versões diferentes, sendo a BMW R1200 GS a mais famosa delas. As outras três versões são a BMW R1200 RT, a BMW R1200 C e a BMW R1200 R Classic.


A BMW R1200 foi um modelo bastante desejado por motociclistas que costumavam fazer viagens longas, uma vez que era mais pesada, oferecendo ao piloto maior estabilidade, característica que se aliava à potência do motor e ao torque elevado. Em virtude dessas características, a motocicleta era constantemente usada para viagens até lugares de não tão fácil acesso, caso do sertão brasileiro ou da Patagônia, na Argentina.


Como dissemos, a variante mais conhecida da BMW R1200 é a GS, big trail que, no mercado brasileiro, foi comercializada nos modelos GS e GS Adventure. Versão clássica inspirada nos modelos da década de 1980. No ano de 2012, a GS chegou ao topo dos modelos de motocicletas mais vendidas da Motorrad no Brasil e, em todo o mundo, a variante manteve o sucesso.


Essa versão fez bastante sucesso junto aos pilotos apaixonados por aventura, uma vez que combinava o porte volumoso, estabilidade, diferentes modos de condução, banco e guidão variáveis, capazes de oferecer mais conforto ao motociclista no momento da condução, controle de tração, tanque de combustível com capacidade de até 30l, tamanho que garante maior autonomia ao modelo. Tudo isso estava aliado a um motor boxer de 1.170 cm³ que, até 2013, foi refrigerado a ar, e alcançava os 110 cv de potência aliado ao torque de 12,2 kgfm. A partir de 2015, optou-se pela refrigeração a água e, com algumas outras alterações, a motocicleta alcançava os 125 cv de potência e tinha torque de 12,7kgfm. A GS, em 2019, deu lugar à versão R 1250 GS, nova geração que pode ser encontrada no mercado nacional.

Outra variante da BMW R1200, a BMW R1200 RT atingiu status de modelo clássico da montadora alemã. Projetada especialmente para o asfalto, a estradeira possuía motor de 1.170 cm³ capaz de alcançar os 125 cavalos, enquanto o torque era de 12,2 kgfm e o câmbio era de seis marchas. Também projetada para suportar viagens mais longas, o modelo contava também com uma série de acessórios especiais para aumentar o conforto dos ocupantes. Destaque para o painel multimídia da versão que contava também com GPS, além do rádio comunicador. A RT contava, ainda, com controle de tração, guidão adaptativo, retrovisores elétricos, manoplas aquecidas, além do bom espaço para carregar equipamentos necessários do motociclista uma vez que possuía malas nas laterais traseiras. O para-brisa também era mais longo, acompanhando o ar sofisticado da motocicleta.

A variante BMW R1200 C, uma custom, no que lhe concerne, inspirava-se na tradicional Harley-Davidson e apostava no visual para conquistar os motociclistas. E a quarta variante, a R Classic, era uma naked, também com visual muito bonito. Ambos os modelos são, atualmente, bastante raras nas estradas brasileiras, embora a R Classic seja um modelo bastante valorizado no mercado brasileiro de motos usadas, alcançando valores que podem ser, inclusive, mais altos do que diversos modelos de motocicletas novas da montadora alemã.

Os mais de vinte anos da BMW R1200 no mercado brasileiro contribuíram para consolidar a motocicleta como um modelo de sucesso, potente, robusta e requintada, respeitando a tradição da montadora alemã.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.