Renault Clio pode voltar ao Brasil em 2023?


Rumores indicam movimentação da Renault em um projeto de hatch na plataforma Clio. Mas nada confirmado até agora.

A agenda de lançamentos da Renault segue em constante movimentação, e tem acelerado trazendo muitas novidades para o Brasil, como o novo Kwid, que foi divulgado pela marca francesa recentemente. Agora, ela está trabalhando em outros modelos que serão em breve lançados no mercado brasileiro e estão sendo aguardados. Os carros em questão são o Duster e o Duster Oroch, o segundo que conta com o motor 1.3 TCe turbo flex. Desta forma, ambos os modelos estão sendo foco neste momento para ganharem produções locais. Entretanto, outro ponto vem sendo trabalhado pela marca, visto que esta está desenvolvendo uma nova geração de modelos nacionais.


Ao que tudo indica, a Renault está preparando um modelo que conta com a mesma base do Clio, para os que esperavam novidades a respeito do modelo, esta pode ser a volta, de alguma forma, dele para o mercado brasileiro. Uma apuração feita recentemente apontou que estão sendo feitos alguns testes utilizando da plataforma CMF-B e o motor 1.0 Tce turbo, e esta, ao que se sabe até o momento, é a mesma base que vem sendo usada pela Renault para a versão europeia do Clio. E, portanto, esta novidade está sendo levada como um indício de que o modelo pode estar retornando de fato para solo brasileiro com esta nova atualização e algumas mudanças.


Outro fator que pode reforçar esta especulação da volta do Clio é que no ano passado a marca investiu cera de R$1,1 bilhão em uma fábrica localizada na cidade de São José dos Pinhais, e ao que tudo indica, o objetivo desta é para que haja uma renovação no mercado nacional com o novo modelo que deverá ser produzido por aqui em breve.


E com estas novidades, além das especulações de que o Clio voltará para o país com esta nova versão, também é possível destacar que outros carros da marca contarão com uma produção em breve de suas versões novas, como o Captur, Duster, Kwid e Oroch. Vale destacar, tudo até o momento não passa de especulação levando em consideração alguns indícios que foram dados por estas movimentações da Renault em investir em um mercado nacional com seus modelos novos. Apesar de vários modelos estarem no foco para serem desenvolvidos, outros acabaram tendo suas produções canceladas neste momento, como o Logan, Sandero e Stepway, que ficarão para outro momento.


Desta forma, ao que tudo indica, a Renault está preparando o terreno para que assim haja uma renovação da marca em solo brasileiro, e as expectativas estão muito altas para que de fato exista o retorno do Clio, visto que alguns sinais foram dados como destacado. Agora, o mais prudente é aguardar pelas novidades da marca, visto que estas informações ainda não foram confirmadas, mas podem ser em breve. Isso, pois a Renault ainda precisa levar em consideração alguns pontos, diante de um cenário complicado deixado pelas marcas da pandemia que prejudicou alguns setores, em especial o automotivo, mas ao que parece haverá um investimento sólido em modelos SUVs para marcar uma presença mais forte agora.

Com este desejo de dar um destaque para os SUVs que são bastante populares no Brasil, ao que parece a Renault está planejando também produzir um modelo compacto e que estará abaixo do Duster, com a finalidade de substituir o Sandero que está tendo sua produção parada neste momento, e não haverá assim uma geração nova em solo brasileiro. Portanto, agora é esperado que a marca desenvolva um SUV diferenciado, que conte com 7 lugares. A previsão para que isso aconteça é em 2023, e as vendas no Brasil, ao que tudo indica, ficarão para 2024.

No Brasil, o Clio deixou de ser vendido em 2017 e deixou uma legião de fãs. Mas na Europa, nunca parou e está uma geração acima. Confira na foto a geração atual, a quinta, vigente desde 2020:



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.