Solcold – nova película para vidros de carros promete substituir ar condicionado


Empresa israelense Solcold desenvolveu uma película capaz de transformar o Sol em ar condicionado, segundo anúncio da empresa.

Não se trata de um truque de mágica ou de uma pegadinha, na verdade, é uma questão simples com implicações fascinantes. Trata-se justamente do esforço (bem-sucedido) de uma empresa israelense, Solcold, em encontrar soluções inteligentes e amigas do meio ambiente.



Foi pensando nisso que ela desenvolveu uma película capaz de reduzir a temperatura veicular em dias quentes. Mas quais são as implicações práticas dessa tecnologia? São simples e imediatas a mente, primeiramente, a redução do uso de ar condicionado, associado a irritação (dores de cabeça por exemplo) e a um consumo considerável da bateria do veículo, além disso, para quem é dono de um veículo com uma cavalaria mais humilde e possui este pequeno mimo (ar-condicionado) em seu carro, já deve ter percebido que a força do seu automóvel diminui caso o ar esteja funcionando concomitantemente com outras ferramentas do carro, isso prejudica seu desempenho sobretudo em ladeiras.



O segundo ponto é o auxílio ao meio ambiente, em tempos tão propensos aos debates ambientais como os de agora, é bom contar com soluções verdes. Como assim? Quando o carro se aquece e se torna um corpo quente, ele irradia essa energia para objetos próximos, elevando a temperatura daquilo que estiver ao seu redor, você pode até pensar que um carro fazendo isso, não faria diferença no ambiente, mas e se forem 58 milhões de veículos fazendo isso? (frota nacional, segundo o Departamento Nacional de Trânsito) A resposta é que a alteração da temperatura de cidades sofreria alterações e isso influencia em muitas coisas, sobretudo as condições de circulação atmosférica. Não se engane estimado leitor, a tecnologia desenvolvida pelos israelenses não é a solução definitiva para os problemas de ordem ambiental que afetam nossas cidades, contudo, em meio a tanta inércia e passividade, eles propuseram uma solução onde todos saem ganhando.

Como essa tecnologia funciona?

Pois bem, sempre queremos saber como os mágicos fazem os seus truques e por isso vamos fazer algo pouco convencional, ao invés de citar a célebre frase “um mágico nunca revela seus truques” hoje vamos dizer que esse “truque” possui duas respostas, uma difícil e uma fácil, vamos a elas.

Difícil: Na física existe um experimento no qual um laser é capaz de resfriar um material, em teoria, um laser é um feixe de luz com uma determinada frequência. Analogamente, o sol seria um gigantesco laser, porém com muitas frequências diferentes. Ora, seria necessário então, criar uma espécie de filtro capaz de selecionar as frequências adequadas para que o efeito de redução fosse atingido, e foi isso que a Solcold fez. A película é composta por duas camadas, na qual a primeira é responsável por “filtrar” a frequência da luz solar. Em seguida, as moléculas presentes no material contém fótons (partículas que compõem a luz) que absorvem a frequência filtrada, isso por sua vez corresponde a uma quantidade de energia (relacionada através da constante de Planck). Esse material então, depois de absorvido, vai emitir (devolver) uma quantidade ainda maior de energia, resfriando o carro.

Fácil: Imagine que você possua um carro cuja temperatura interna seja 30ºC, imagine ainda que o sol seja um entregador de energia. Ele chega até seu carro e entrega 10ºC, seu carro aceita, mas decide que devolverá ao ambiente 15ºC. Então, com a entrega do sol, a temperatura do seu carro iria para 40ºC, todavia, graças a película do seu carro, 15ºC foram devolvidos ao ambiente, portanto a temperatura interna do seu veículo agora é de 25ºC, menor do que os 30ºC iniciais. Esse processo vai acontecendo até que encontre um limite, no qual as entregas cessam. É desse modo que a película funciona. Bonito, não?

Essa tecnologia está em fase final de testes e possui aplicação em diversos setores, indo de carros e aviões até edifícios. A Volkswagen demonstrou interesse na tecnologia e já começou os testes em seus veículos, é uma realidade cada vez mais próxima de nós. Um abraço quente (com película de resfriamento) e até a próxima.

Veja o vídeo promocional da empresa, em inglês:



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.