Novo VW Polo 2023: falem bem ou mal, mas falem de mim

O desenvolvimento do “Novo” VW Polo 2023 parece ser embasado no seguinte dilema já conhecido por todos nós, cidadãos da terra verde e amarela, “O velho que não morre, o novo que não chega” — isto porque o tão esperado VW Polo 2023 não aparenta grandes novidades à primeira vista.

Todavia, é justo fazer ponderações. Estamos no final do primeiro semestre de 2022 e o VW Polo 2023, esperado para o segundo semestre ainda é, em partes, um mistério.

Assim, em meio a especulações, flagrantes de testes nas rodovias e comparações com o modelo europeu, de cara é possível notar algumas peculiaridades. Por isso, vamos ao que interessa, uma breve análise do que está por vir, ao leitor interessado não se assuste com o tom, às vezes, especulativo porque o Novo Polo 2023 ainda está imbuído por um ar de mistério. Ótima leitura a todos!

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim

Comparando com o Polo Hatch europeu e os inúmeros flagrantes do novo VW Polo nas estradas brasileiras, podemos perceber que a versão brasileira não possui a lanterna traseira horizontalizada, ou seja, que se estende horizontalmente pela tampa do porta-malas. Ao invés disso, a marca optou pela “criação” (adaptação?) de um design próprio para o Brasil, com as lanternas quadráticas das versões anteriores, porém com novos desenhos e entalhes além de uma assinatura em LED, tanto para lanternas quanto para faróis.

O VW Polo 2023 deverá ganhar alguns acessórios novos para diminuir a resistência do ar e otimizar a aerodinâmica do veículo, melhorando seu consumo e desempenho. Contará também com um jogo de pneus diferente para diminuir o atrito com a pista (menos atrito implica em maior exigência dos freios, e quanto ao sistema de frenagem é inútil cravar algo, pois pouco se sabe). Esses detalhes em conjunto tornam o veículo estética e economicamente sedutor, haja vista o preço da gasolina.

Falando em combustível, não será dessa vez que a marca alemã trará sob seu capô o tão esperado motor híbrido, mas, a VW não esconde o desenvolvimento do que ela alcunhou de eTSI um híbrido leve de 48V movido a etanol que assume, em determinados, momentos a função do motor a combustão.

Quanto ao motor, ele continua potente, podendo trazer o 1.0 turbo — usado no UP — e disponibilizando até 105 cv com uma transmissão de 5 marchas. O modelo 170 TSI deverá receber os ajustes ainda para atingir o desempenho pretendido pela montadora. Um flagrante de testes na rodovia constatou a versão GTS o que implicaria na permanência do 1.4 turbo associado a um câmbio automático de 6 marchas. Então força não faltará para movimentar as rodas aros 15” separadas por um entre-eixos de 2,56 metros.

Para mimar o condutor a marca traz diversos itens de série e opcionais keyless, sistema de som touchscreen, sistema isofix para transportar os pequenos, ar condicionado com filtro de pó e pólen e 4 airbags, computador de bordo, controle eletrônico de tração central multimídia de 7 polegadas (17,78 centímetros) nas versões de entrada e 10 polegadas (25,4 centímetros) nas superiores, com Android Auto e Apple Carplay.

Especula-se pelo mercado que uma versão Tracker 1.0 do VW Polo 2023 seja a substituta do VW Gol, todavia, é especulativo. A marca não confirmou nada, mesmo alguma atualização em algum modelo existente não é certeza.

Em suma, o Novo VW Polo 2023 continua belo e bonito. "Barato" vai depender do bolso do consumidor. Alguns esperam preços acima de R$ 100.000,00 outros esperam preços entre R$ 66.990,00 até 72.990,00 sem considerar itens opcionais que assim, poderiam encarecer o veículo.

Para finalizar, o Novo Polo 2023 combina o que brasileiro precisa somado a algumas coisas que ele gosta, contudo, na falta de uma imagem melhor, a Volkswagen precisará de 1000 palavras porque sabemos que o carro traz novidades, mas elas são sutis demais num primeiro momento, de modo que a única novidade, talvez negativa, percebida logo de cara talvez seja o preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *