Comparativo picapes leves para trabalho 2022: Strada Endurance vs Saveiro Robust


Strada Endurance (herdeira da antiga Hard Working) e Saveiro Robust são as picapes leves de entrada voltadas para o trabalho. Compare seus atributos.

Strada e Saveiro são as duas opções, em 2022, de caminhonetes leves para trabalho, ocupando posição nas garagens de centenas de milhares de profissionais em todo o Brasil. Potentes, robustas, fortes e de menor custo, essas picapes estão traçando novo rumo à história do segmento, sobretudo como concorrentes entre si, considerando a recente estreia da nova geração da linha Strada.


Embora tenha passado por um intenso processo de renovação e aperfeiçoamento, ganhando novo pacote de acessórios, a marca italiana relançou a nova produção da série Fiat Strada, preservando, ao mesmo tempo, seus traços e funções indispensáveis e de alta categoria. Este modelo segue há vinte anos liderando o comércio do segmento e é o carro mais vendido de maio de 2022.


Mas, por mais que a linha Saveiro tenha de encarar essa concorrência feroz, ainda assim seus atributos não ficam atrás. Passou por bom aperfeiçoamento de modo que possa fazer frente à sua grande rival. De qualquer modo é difícil estabelecer uma unidade ou páreo dentro desse duelo de duas grandes picapes. Vale a pena conferir um pouco de ambas as fichas técnicas:


Fiat Strada Endurance

O modelo Fiat Strada Endurance (que deriva do modelo produzido até 2020, Hard Working), vem somente com cabine simples, está equipada de motor 1.4 tipo aspirado de oito válvulas, quatro cilindros, flex. O câmbio é manual, para cinco marchas. Potência a etanol e gasolina, respectivamente: 88 cv e 85 cv. A força de torque a etanol e a gasolina é de 12,5 e 12,4 KGFM respectivamente. Consumo padrão em perímetro urbano a etanol e a gasolina é de 8,3 km/l e 11,8 km/l, respectivamente.


As Fiat Strada Endurance estão dimensionadas em 4,47 metros em comprimento; 1,61 metros de altura e largura de 1,73 metros. Entre eixos com 2,73 metros. A nova caçamba tem 1354 litros e a capacidade de carregar até 720 quilos. O peso oficial é de 1.078 quilos.

Volkswagen Saveiro Robust

O modelo Volkswagen Saveiro Robust, que também pode ter cabine dupla (CD) ou simples (CS), está equipado de motor 1.6, tipo aspirado; oito válvulas e quatro cilindros, também flex. Câmbio manual com 5 marchas. Potência a etanol e gasolina, respectivamente, é de 116cv e 106cv; A força de torque a etanol e a gasolina é de 16,1 e 15,4 kgfm, respectivamente; Consumo padrão em perímetro urbano a etanol e a gasolina é de 7,5 km por litro e 10,8 km por litro, respectivamente.

As picapes Volkswagen Saveiro Robust CS estão dimensionadas em 4,47 metros (comprimento); a altura é de 1,56 metros e largura em 1,71 metros. O entre eixos é mais largo que sua rival: 2,75 metros. A caçamba tem capacidade de 924 litros e carrega bagagem de até 712 quilos. Peso oficial: 1.028 quilos.

A Saveiro Robust CD (cabine dupla), por sua vez, carrega 580 litros e carga de até 623kg. Pesa 1117 kg.

Veredito e preços

A linha Saveiro fica atrás da Strada em termos de conforto, considerando que o dispositivo de ar-condicionado constitui item opcional, enquanto na Strada vem de série.

A Saveiro também gasta mais combustível que a Strada em perímetro urbano. No entanto, seu motor é mais potente e tem torque maior, sendo mais adequada para trabalho que exija carregamento de mais peso.

A picape VW é mais barata: Os valores no mercado partem de 92.890 reais das versões Fiat com cabine simples e 87.590 reais das versões da Volkswagen. Na versão cabine dupla, a Saveiro Robust CD custa R$ 105.310.

Apesar da concorrência forte com a Fiat, a marca alemã, por meio da Saveiro Robust, provê uma boa opção para o público que precisa de uma picape leve para carga, disponibilizando suas unidades com preços baixos e maior potência, mesmo que sacrifiquem alguns itens de conforto.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.