Caminhão Tesla Semi 100% elétrico de Elon Musk tem 800 km de autonomia


Autonomia de até 800 km e preço de VW Delivery: saiba mais sobre o caminhão Tesla Semi totalmente elétrico.

Fontes ligadas à Tesla vem afirmando que o caminhão Tesla Semi deve começar a ser produzido em breve e chegará ao mercado nos meses seguintes. Se os rumores forem verdadeiros, a Tesla, de Elon Musk, será a montadora do primeiro caminhão totalmente elétrico fabricado para percorrer logas distâncias. Conforme informações divulgadas pelo Electrek, a montadora norte-americana estaria construindo, em Nevada, nos EUA, um prédio para a produção do modelo. Conforme as fontes informaram, os eixos elétricos, principal componente para a produção do Tesla Semi, já estariam prontos.


O início da produção do caminhão não significa que, em breve, o veremos sendo revendido nos EUA, isso porque se acredita que as primeiras unidades do modelo ficarão com a própria Tesla. Na sequência deverão ser entregues para aqueles que já encomendaram suas unidades, caso, por exemplo, da Pepsico, que já garantiu ao menos 15 exemplares para a sua fábrica localizada na Califórnia.


É importante lembrar que o caminhão Semi foi apresentado pela Tesla ainda em 2017, com previsão de começar a ser entregue em 2019, segundo afirmou, à época, Elon Musk. Já se passaram dois anos e somente agora as coisas parecem se encaminhar para a chegada do Semi. Apesar do atraso, o caminhão elétrico chega para mudar totalmente o serviço de transporte de carga em solo norte-americano, uma vez que inova e apresenta tecnologias mais modernas se comparadas com outras montadoras. Vamos conhecer um pouco mais sobre o Tesla Semi.


O primeiro destaque vai para o desenho do modelo: o caminhão elétrico da Tesla conta com coeficiente aerodinâmico de 0,36, assim, com menor resistência do ar, menor gasto de energia. Outro ponto importante é a autonomia. Conforme a Tesla, o Semi terá peso bruto de 36 toneladas, peso que faria o modelo alcançar até 800 km de autonomia. Dessa forma, uma questão importante dos veículos elétricos que podem percorrer grandes distâncias estaria resolvida. Sabe-se que este é um ponto bastante debatido quando falamos de veículos elétricos, visto que precisam de bons números de autonomia. Além da economia, o desempenho do Semi promete surpreender, isso porque, conforme informado pela Tesla, o modelo sairá de 0 a 100 km/h em somente 20 segundos, tempo excelente quando falamos de um modelo que pesa toneladas.


O modelo conta, ainda, com tecnologia Autopilot, desenvolvida pela Tesla e que permite ao condutor acionar tal sistema e ver seu caminhão andar sem precisar intervir. Além disso, com essa tecnologia é possível sincronizar um grupo de caminhões Semi para seguirem juntos e em fila, de modo que um acompanhe o ritmo dos demais.

Quanto custará o Tesla Semi?

Um caminhão com tantas inovações tecnológicas e tantos km de autonomia terá preços a partir de 150 mil dólares, conforme informações repassadas pela Tesla. Convertendo diretamente para reais, sem calcular impostos, por aqui o modelo beiraria os 800 mil reais. Os valores altos do caminhão seriam, segundo a Tesla, rapidamente compensados, isso porque o dono de um Tesla Semi gastaria bem menos com combustível e, principalmente, com manutenção, economia que, segundo a fabricante, retornaria todo o investimento feito pelo comprador em cerca de dois anos. A economia com manutenção se daria, sobretudo, pelo fato de veículos elétricos não possuírem itens que tenham fluídos e nem filtros, peças que, normalmente, sofrem muitos desgastes em veículos normais.

Os valores do Semi apresentados pela Tesla colocariam o caminhão próximo ao e-Delivery, da Volkswagen, também um caminhão elétrico, porém de tamanho médio. O caminhão da VW também custa em torno de 800 mil reais e já está disponível no mercado brasileiro de caminhões.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.