DeLorean Alpha5 – carro de “De Volta para o Futuro” reestilizado, elétrico


Na onda de nostalgia no relançamento de carros elétricos, o icônico DeLorean de \”De Volta para o Futuro\” vai voltar ao mercado.

O carro do filme “De Volta Para o Futuro” retornará à produção pela DeLorean Motor Company! Parece que o modelo realmente voltará para o futuro! Ficou curioso? Então vamos ver como ficará a nova versão dessa criação famosíssima, bem como um pouco de sua história.


Na realidade, o único modelo produzido pela DeLorean foi o DMC-12, o mesmo que apareceu no filme. Era feito de aço inoxidável polido e sem pintura, tendo sido lançado em 1981. Foi projetado pelo engenheiro John Zachary DeLorean, que chegou a ser diretor da Pontiac e executivo da General Motors. Criou sua própria automobilística e, com a ajuda do famoso designer Giorgetto Giugiaro, projetou o carro que, anos mais tarde, seria um dos mais famosos do mundo. As portas tinham o estilo “asa de gaivota”, sendo inspirado no 300 SL da Mercedes-Benz. Era muito bonito e bem peculiar, sem exageros, com um revestimento de couro, vidros verdes, ar-condicionado e rádio. Os produtores tinham como objetivo fazer um carro durável, que não caísse no esquecimento logo após o lançamento. O motor era um PRV Renault V6 2.81, com 141 cv, imbuído de injeção eletrônica, com um câmbio de cinco marchas e porta-malas na frente.


Não era o carro mais rápido do mundo, mas, por ter características exclusivas, custava muito caro. Por isso, acabou não vendendo tanto. Ou melhor: vendeu muito pouco. Logo a empresa entrou em declínio, e DeLorean se envolveu no tráfico de cocaína para tentar tirá-la do buraco (sério). Já em 1982 a automobilística fechou; nesse meio tempo foram fabricados 1800 exemplares.


No entanto, em 1985, o carro estreou no famoso filme “De Volta Para O Futuro”, fazendo o papel de máquina do tempo. A escolha foi muito bem feita, já que o design do modelo realmente passava a impressão de uma máquina do tempo! Devido ao filme, o veículo ficou famoso no mundo inteiro, levando à construção de uma nova empresa para retomar sua produção. Essa nova automobilística usou, inclusive, a mesma designação da anterior, apesar de não possuírem nenhum vínculo entre si.


E finalmente, previsto para 2024, será produzida a versão do futuro da máquina do tempo! Será um carro elétrico e terá uma produção de apenas 88 unidades, sendo desenhada pela Italdesign. Leva faróis bem fininhos de LED na parte da frente, duas entradas de ar no capô e somente uma porta na lateral, também no estilo “asa de gaivota”. É parecida com o Taycan, da Porsche, além de ter um coeficiente aerodinâmico de 0,23.

O Alpha5 tem 4,995 metros de comprimento com 2 metros de largura e 1,37 metros de altura, além de 2,30 metros de distância entre eixos. Possui lanternas de três segmentos, como a do antigo modelo. Outra referência é a tampa traseira, muito semelhante.

A bateria de 100 quilowatts hora alcança 484 quilômetros, com uma velocidade máxima de 250 quilômetros por hora. O carro vai de 0 a 96 quilômetros por hora em três segundos e deve ser apresentado ao público em agosto, no evento Pebble Beach Concours dElegance. Deve ocorrer na Itália, apesar de ainda não sabermos ao certo a localidade. Esse é um concurso de elegância para carros de luxo, um dos mais conhecidos no mundo. Lá são feitos leilões e shows, com a presença de muitos modelos bastante raros.

Uma versão especial, da Launch Edition, dará início à produção, apesar de ainda não sabermos muita coisa a respeito, já que ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o lançamento. Mas vamos ficar de olho para descobrir sobre esse modelo extraordinário! Esperamos que supere seus antecessores, tanto em vendas quanto em fama, para que tenha uma fabricação mais prolongada e um grande sucesso. Com certeza é mais um carro top de linha que virá ao mercado.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.