Novo SUV Volkswagen chinês: VW Tavendor 2023


SUV VW Tavendor 2023 – Novo Modelo da Linha Volkswagen para o mercado chinês

Parece que a Volkswagen vai lançar um SUV novo para os chineses! Antigamente, por volta de 2010, esses modelos vendiam pouco na China. No entanto, a situação mudou bastante. Atualmente, os alemães vendem 18 automóveis do tipo SUV por lá, sem contar este novo, planejado para 2023: Tavendor. A empresa associou-se com a FAW (First Automobile Works), uma montadora de automóveis, caminhões e ônibus, com sede na China.


O Tavendor virá bem parecido com o modelo Teramont X. Por quê? A Volkswagen possui duas associações com os chineses. Além da já citada FAW, também há uma associação com a SAIC motor, uma indústria automobilística multinacional sediada em Xangai. As duas associações competem, lançando modelos novos no mercado e aumentando a possibilidade de compra dos clientes. Não produzem, portanto, carros iguais, apesar de serem ambas associadas à Volkswagen. O carro teve fotos vazadas pelo Ministério da Indústria da República Popular da China, e foi finalmente confirmado depois aparecer em testes nas estradas da Suécia.


Com o objetivo de aumentar as possibilidades e a concorrência, a FAW-Volkswagen e a SAIC-Volkswagen lançam carros parecidos, o que explica a grande quantidade de SUVs na China neste momento. A princípio, essa desproporção poderia ser estranha, mas ao observar esses fatos, percebemos melhor o motivo da grande produção deste tipo de veículo.


Por exemplo: o análogo do Volkswagen Teramont foi o Volkswagen Talagon. E agora, com o Tavendor, a FAW-Volkswagen cria um competidor para o Teramont X, um modelo menor. O carro está previsto para o final do ano. Mas, afinal, como será esse novo Volkswagen?


O modelo vem com um capô alto e largo, com grades escuras na parte dianteira. De perfil, o carro tem o visual um pouco mais básico, apesar de não perder o encanto por causa disso. O SUV vem com o mesmo design adotado nos últimos lançamentos da Volkswagen. Terá uma versão mais delicada e elegante, e outra mais agressiva e esportiva.

A grade de entrada de ar é decorada com tiras da mesma cor do corpo do carro. Na parte traseira, os faróis adotam a estrutura mais recente dos carros da Volkswagen, sendo vermelhos em cima e cinzas embaixo. O design do carro é muito bonito, e as tiras cromadas que se estendem pelos lados trazem um visual muito agradável a este novo veículo. A grade frontal é integrada aos faróis, que possuem um aspecto agressivo, combinando com toda a parte da frente do carro. Porém, em outro modelo, essa mesma grade pode sofrer alterações, para deixar carro com um aspecto mais suave e elegante. As rodas são outro elemento que pode ser modificado, a depender do gosto do comprador.

O Tavendor terá três modelos: um turbo 2.0 TSI com 220 cv e um 2.5 TSI VR6 com 229 cv. Estas versões possuem cinco assentos, mas espera-se uma com sete assentos no futuro. Elas virão, também, com um câmbio DSG de sete marchas. Porém, esses modelos não serão os primeiros a serem lançados. A primeira versão será menor, um motor de 2 litros que gera 186 cv. O carro terá a plataforma MQB.A distância entre os eixos será de 2980mm, comprimento de 4936 mm, largura de 2015 mm e altura de 1756 mm.

E aí, o que você achou desse Volkswagen novo? O Tavendor é um SUV extremamente atraente e chamativo, que com certeza vai fazer muito sucesso entre os chineses! Infelizmente, parece que o lançamento será feito somente por lá, sem grandes chances de desembarcar no Brasil. Mas, sendo a Volkswagen um exemplo de qualidade, certamente não nos deixará à deriva! Espero ter ajudado a todos.

Texto de Carlos Costa do Prado


Abaixo, a versão de entrada, à esquerda, e RLine, à direita:


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.