Fábrica da Tesla na Zona Franca de Manaus? Entenda


A visita de Elon Musk ao Brasil nesta semana rendeu muitas especulações, principalmente em torno do seu interesse pela Amazônia brasileira.

Vem conhecer um resumo do que se sabe até agora sobre as reuniões do badalado bilionário Elon Musk e os governantes do Brasil, inclusive as intenções do Presidente Jair Bolsonaro em aproveitar o momento para dar início às negociações de uma possível fábrica da Tesla na Zona Franca de Manaus.


Até o momento, todas as informações oficiais divulgadas falam apenas no início dos trabalhos de Elon Musk com sua empresa Starlink aqui no país. Segundo o secretário da Sedecti, Angelus Figueira, a Starlink, um braço da SpaceX já iniciou as tratativas com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação para tornar o acesso a sua Internet real no Brasil.


O empresário bilionário desembarcou nesta última quinta-feira em São Paulo, em uma visita ao país que até então deveria ter sido divulgada apenas após suas reuniões terem sido realizadas. Elon Musk, é um dos homens mais ricos do mundo e tem seu nome ligado a grandes empresas como a Tesla, principal fabricante de carros elétricos do mundo, e a SpaceX que tem como principal objetivo comercializar viagens para outros planetas.


Apesar do foco das reuniões marcadas por Elon Musk no país ser a transmissão de Internet via satélite para regiões rurais brasileiras, o Presidente Jair Bolsonaro e o Governados do Amazonas, Wilson Lima, divulgaram em seus perfis no Twitter, que a intenção do governo é também aproveitar o momento para colocar em pauta uma possível fábrica da gigante dos carros elétricos, a Tesla, na região da Zona Franca de Manaus. A ideia de uma planta automotiva deste porte em solo brasileiro é considerada uma demanda antiga do Presidente e por isso há tanto interesse em se abordar o assunto com o dono da maior empresa de carros elétricos do mundo.


O Governador da Amazônia Wilson Lima, anunciou em seu perfil no Twitter que a intenção dos governantes brasileiros também seria explorar a possibilidade de uma nova fábrica da Tesla no Brasil, com o intuito de gerar emprego na região de Manaus e propagar os cuidados que o governo do país toma em relação a preservação da nossa Amazônia, assim acabando com algumas fakes News que giram sobre o assunto mundo a fora.

Em sua visita ao país, o bilionário se reuniu com o Presidente Jair Bolsonaro, alguns ministros, políticos e empresários para tratar assuntos sobre o investimento de suas empresas em projetos relacionados a Amazônia. Entre os principais temas tratados, está a disponibilidade de conexão a Internet via satélite da sua empresa Starlink para mais de 19 mil escolas das regiões rurais do Brasil. O projeto também contaria com monitoramento ambiental da região amazônica, a fim de dar suporte ao governo para o controle e prevenção de combate ao desmatamento e incêndios criminosos que acontecem em larga escala nos últimos anos.

Apesar o interesse de uma fábrica de carros elétricos da Tesla ser real por parte do governo brasileiro, não existem maiores informações oficiais sobre o assunto e o posicionamento de Elon Musk sobre trazer e implantar em nosso país uma fábrica de seus carros deste porte. Atualmente, a Tesla não tem um representante comercial oficial no Brasil para a revenda de seus carros, sendo todo o carro Tesla em solo brasileiro, uma importação tratada entre revendedoras e concessionárias de carros de luxo.

Ao que tudo indica, o primeiro passo para os negócios de Elon Musk no Brasil se refere apenas as intenções da sua empresa de Internet via satélite, a Starlink, em prover conexão de qualidade em locais e escolas brasileiras onde hoje ainda é remoto o acesso à Internet.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.