Quando trocar os amortecedores do carro – problemas na suspensão


Saiba aqui quando os amortecedores do seu carro precisam ser trocados.

O sistema de suspensão de um carro possui a missão de absorver as principais imperfeições do asfalto, além de manter a estabilidade do veículo e proporcionar o conforto de todos os ocupantes do carro.


Apesar disso, com o passar o tempo e uso do carro, os amortecedores, molas, entre outros componentes do carro acabam se desgastando. Vale lembrar que o uso de peças de má qualidade ou então o mau uso do carro podem acelerar ainda mais este desgaste.


Mas você sabe quando está na hora de trocar a suspensão do seu carro? Se você não tem nem ideia, saiba que o carro dá alguns sinais da necessidade da troca desta peça. Confira abaixo os 7 principais sinais que está na hora de trocar a suspensão do seu carro.


Falta de Estabilidade na Curva

Caso você sinta que o carro está saindo de frente em cursas com velocidade normal, obrigando assim o motorista a virar mais o volante, é um dos principais indícios que os amortecedores perderam a eficiência e está na hora de trocar a peça. Vale lembrar que este comportamento do carro acaba desgastando mais os pneus do carro, portanto, se sentir este sinal não demore muito para trocar o amortecedor do seu carro.


Oscilação da Carroceria

Se você sente que o seu carro fica “tremendo” muito quando passa em uma simples ondulação no asfalto ou então quando está em uma rodovia asfaltada em alta velocidade, também é sinal que os amortecedores não apresentam boas condições, já que não conseguem realizar a estabilização do carro. Sentindo este sinal, corra para uma oficina e troque a peça.

Batidas Secas

Ao dirigir o carro, caso você escute batidas secas ao passar por algum buraco pequeno, também é um grande sinal de que provavelmente você precisará trocar os amortecedores do seu carro. Portanto, fique com os ouvidos bem atentos para notar se o carro está ou não dando este sinal.

Altura do Veículo

Em alguns casos, é até visível que os amortecedores do carro não estão em boas condições. Isso pode ser constatado quando olharmos o carro e vermos que um dos lados está mais alto. Se você suspeita deste problema, tente analisar a distância entre o pneu e o para-lama, se estiver menor do que o normal é sinal de que está na hora de trocar o amortecedor. Outro sinal que também pode ser observado é quando você coloca uma carga leve na traseira do carro. Se a traseira afundar de maneira exagerada, também é sinal de que os amortecedores precisam ser trocados.

Ruídos e Vazamentos

Outro sinal de que está na hora de trocar os amortecedores é quando o veículo começa a apresentar barulhos estranhos. Neste caso, não apenas os amortecedores, como também molas e demais peças do carro também podem estar com problemas, portanto, não demore para procurar uma oficinal e averiguar qual o problema que seu carro está tendo.

Volante Vibrando

Caso o volante do seu carro fique trepidando quando você dirige, é um sinal de que as molas e amortecedores do carro não estão muito legal e precisam ser trocados.

Carro Empinando e Mergulhando

Se ao dirigir o seu carro você sentir uma oscilação na carroceria durante as curvas, pode indicar também que o carro está com problemas na suspensão. Portanto, fique de olho se quando acelerar o carro ou pará-lo em um semáforo se ele abaixa a frente e levanta a traseira durante a frenagem. Se isso acontecer, fique atento, pois o ideal é que os amortecedores mantenham o carro mais estável possível.

Gostou das dicas? Sempre fique atento aos sinais do seu carro, pois quando ele tiver um problema dará algum sinal de que algo de anormal está acontecendo. Se sentir isso, não perca tempo e leve o seu carro o quanto antes em uma oficina mecânica.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.