Desconto de IPI para picapes. Preços reduzidos, saiba quanto baixou


Decreto de Bolsonaro autoriza grandes descontos nas vendas de Picapes

O preço abaixou. No dia 29 de abril foi aprovado o decreto que reduz significativamente o preço das picapes novas no Brasil. Leia o nosso artigo até o final e saiba como aproveitar este momento de queda nos preços.



Primeiramente, temos que mencionar o quanto o preço dos carros novos e usados disparou nos últimos dois anos, não é mesmo? Hoje é impossível comprar um carro zero popular por menos de 60 mil reais. Há 6 anos atrás, você conseguia o seu zero popular pela metade do valor. Com o aumento dos preços, muitos consumidores têm preferido optar pelos seminovos. A demandas crescentes de compradores por carros seminovos fez com que os preços dos usados também disparassem.



O comprador tem sentido um gosto amargo na hora de trocar ou comprar o seu carro. Não há escapatória, e as taxas de juros de financiamentos também desencorajam a tentar um financiamento. O atual Governo do presidente Bolsonaro, entrou com um decreto que visa diminuir os preços de alguns produtos. Na lista não entra apenas os automóveis, mas estes são os que tem chamado mais atenção, e iremos abordar neste artigo.

Os descontos aplicados aos veículos irão contemplar as modelos picapes. Então, se o modelo dos seus sonhos se enquadra nessa categoria, você precisa ler esta matéria até o final para saber quanto o desconto será significativo. Dentre os modelos temos os modelos da Fiat: Strada, Toro e Fiorino, além dos campeões de vendas como S10, Ford Ranger, Hilux e Maverick (se confirmada sua produção no Brasil). Se você é um apaixonado por picapes, com certeza essa é a sua oportunidade.

O que determina o decreto?

O decreto 11055 deste ano prevê uma redução da alíquota de IPI para as picapes de 6,5% para 5,2%. O decreto prevê uma redução geral do IPI de 25% a 35%, essa redução de 10% com certeza será sentida no bolso dos compradores (nota do editor: o STF suspendeu a redução de IPI para produtos que tenham similares produzidos na Zona Franca de Manaus. No entanto, nenhuma dessas picapes têm produção por lá, o que significa que o decreto continua valendo para picapes).

Este decreto irá valer a partir do início do mês de maio e beneficia não somente o setor automotivo, mas uma série de outros setores que envolvem a economia brasileira. Em relação aos veículos, o desconto é apenas para os automóveis comerciais, utilitários e que pesem até no máximo 5 toneladas.

Ou seja, vão incluir vários modelos de picapes a escolha do cliente, de todas as marcas vendidas em território nacional.

Comparação de preços com a nova medida do governo Bolsonaro

A redução do IPI nos preços impactou diretamente nos preços de tabela da Ford. O então gerente de operações Jefferson Silva, mencionou que alguns modelos tiveram um corte significativo no valor. A Ford Ranger Black antes da medida poderia ser adquirida em torno de 221 mil reais, hoje o valor não ultrapassa 218 mil. No caso da Ranger Storm, modelo premium top de linha, o valor anterior era de 255 mil e hoje pode ser adquirida por 253 mil reais. Seu furgão também contou com um desconto interessante, o modelo Transit furgão por exemplo saiu de 239 mil para 237 mil reais, e por fim, um dos mais pedidos pelos consumidores o Maverick que antes do decreto era 235 mil reais, hoje pode ser adquirido por 233 mil.

A Fiat também realizou os repasses nos preços de acordo com a redução do IPI. Ela anunciou descontos que vão de R$827 a 4.500 reais, como modelo dessa redução temos o Fiat Strada Endurance, que anteriormente era um pouco mais de 90 mil e hoje pode ser adquirido por 88 mil. Também temos a Fiat Strada Volcano, super elogiada pelo mercado que antes custava em torno de R$ 164 mil e hoje pode ser comprada por 159 mil reais.

O motivo da redução do IPI se deve a uma medida realizada pelo governo Bolsonaro em retomar a economia, depois de um longo período de recessão ocasionado pela pandemia.

Texto de Adriana Silva Souza


Fiat Toro e Ford Ranger estão entre os modelos que podem passar por redução de preço


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.