Honda ZR-V concorrerá com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass


Honda ZR-V: SUV apresentado na China deve chegar ao Brasil em 2023.

A montadora japonesa Honda registrou o nome ZR-V em diferentes países ainda em 2020, ato que fez especialistas e fãs da marca apostarem que aquela denominação seria dada a um novo SUV, possivelmente de entrada, que contaria com pouco menos de 4 metros de comprimento. Porém, as apostas se mostraram equivocadas quando a Honda anunciou que o ZR-V na verdade seria o nome adotado para a versão global do HR-V vendido nos Estados Unidos. O HR-V é, na verdade, um SUV de tamanho médio, que se baseia no tradicional Civic e, para a alegria dos fãs brasileiros, também chegará ao mercado brasileiro. Recentemente, o carro foi apresentado lá na China e muitos dos detalhes dessa versão deverão fazer parte da versão que, a princípio, deve estrear no mercado brasileiro em 2023.


Embora o Honda ZR-V já tenha sido apresentado de modo oficial, diversos detalhes do modelo seguem sendo ainda um mistério. De outra parte, já sabemos, por exemplo, quais serão os motores: a versão que chegará ao mercado chinês terá, para as versões de entrada, motor 2.0 aspirado capaz de chegar aos 158 cavalos de potência, enquanto as versões mais caras deverão ganhar motor 1.5 turbo com possibilidade de chegar até os 182 cv de potência.


A transmissão CVT, porém, será a única opção para as diferentes versões e o modelo deve contar, ainda, com tração dianteira. O modelo que chegará ao mercado norte-americano teve, até o momento, apenas o motor 2.0 confirmado.


Com relação ao modelo que chegará no mercado brasileiro no próximo ano, espera-se que alcance os 4,45 m de comprimento, tamanho que deixará o Honda ZR-V entre o HR-V, com seus 4,34 m de comprimento, e o CR-V, com 4,60 m de comprimento, complementando, deste modo, a linha Honda de SUV’s. Dentre os três modelos citados, o com preço mais baixo será o HR-V, produzido na fábrica da Honda em Itirapina, no estado de São Paulo e que também deve chegar ao Brasil no próximo ano. O CR-V, modelo com maior comprimento, será opção de 7 lugares, enquanto o ZR-V chegará ao mercado brasileiro para competir com o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.


Na China, o Honda ZR-V será produzido pela GAC-Honda, uma joint venture que a montadora de origem japonesa tem em território chinês. O nome ZR-V, por sua vez, segundo a Honda, faz uso da letra “Z” como uma forma de se referir à “geração Z”, pois busca oferecer novas visões sobre mobilidade bem como novas experiências para essa geração. O site oficial da Honda já aponta o ZR-V como um modelo global da marca, o que pode ser uma indicação de que essa denominação será empregada também em outros mercados mundo a fora.

A versão do modelo a ser vendida na China, apesar de ter alguns detalhes específicos para agradar os consumidores locais, tais como teto panorâmico e novas rodas, deve ter o mesmo estilo das versões que serão vendidas em outros mercados. O Honda ZR-V deve ter para-choque e faróis dianteiros baseados no clássico Civic, ao mesmo tempo em que a grade frontal deverá ganhar formato inédito.

Nos Estados Unidos, o Honda ZR-V deve começar a ser vendido nos próximos meses, porém, sob a denominação HR-V. Já no Brasil, o novo SUV da Honda, sob a denominação ZR-V, deve estrear apenas no ano que vem, em 2023. Sites especializados marcam o mês de agosto como estreia do HR-V nos EUA, com a nova geração do amado Civic chegando no 4° trimestre. O esportivo Civic Type R também deverá ser lançado ano que vem, juntamente com uma versão híbrida do CR-V.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.