CNH Social 2022 – vagas, inscrições, requisitos


Detran-DF abre vagas para CNH Social. Confira aqui como se inscrever.

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) anunciou recentemente a abertura das inscrições para o Programa de Habilitação Social (CNH Social). Os interessados poderão realizar as inscrições exclusivamente através do Portal de Serviços do Detran-DF, no site https://portal.detran.df.gov.br . Vale lembrar que o prazo para se inscrever termina no dia 25 de maio de 2022.


Todos os procedimentos e critérios para seleção foram divulgados através da Instrução nº 179/2022, que foi publicada dentro do Diário Oficial do Distrito Federal do dia 22 de março de 2022. O Detran-DF recomenda que os interessados façam a leitura integral do edital para que saibam todos os detalhes sobre a seleção.


De acordo com as informações divulgadas no Diário Oficial, ao todo estão sendo oferecidas 5 mil vagas para pessoas de baixa renda e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, também conhecido como CadÚnico. Além deste requisito, também é exigido que o interessado seja residente no Distrito Federal há pelo menos dois anos. O Detran-DF exige ainda que o candidato não esteja impedido de possuir uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e muito menos tenha sofrido alguma penalidade grave ou gravíssima decorrente de infrações de trânsito nos últimos 12 meses.


Do total de vagas que será ofertado, 1,5 mil serão distribuídas para a modalidade Estudante Habilitado. Já as outras 3,5 mil vagas serão destinadas a modalidade Cidadão Habilitado.


Para aqueles que não sabem, podem se inscrever para a modalidade Estudante Habilitado as pessoas com idade entre 18 e 25 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio nos últimos 3 anos. Vale lembrar que o candidato deve ter estudado em escola da rede pública ou então ter sido bolsista integral em escolas privadas. Também é exigido do candidato esteja inscrito para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano ou então tenha participado do exame no ano passado.

Já para participar da modalidade Cidadão Habilitado é preciso ter idade acima de 18 anos. Além disso, é necessário saber ler e escrever.

Segundo o edital, a quantidade de vagas para Habilitação Social será dividida da seguinte maneira:

  • 10% das Vagas para CNH Definitiva
  • 10% das Vagas para Renovação de CNH
  • 10% das Vagas para Alteração de Categoria para C, D ou E
  • 10% das Vagas para Adicionar Nova Categoria A ou B
  • 60% das Vagas para Tirar a Primeira Carteira Nacional de Hablitação na Categoria A ou B.

O processo se seleção da CNH Social será executado em 3 etapas: Inscrição, Seleção e Processo de Habilitação. Encerrando o prazo de inscrição, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que são parceiras no programa, deverão divulgar os selecionados de cada órgão no sistema informatizado do Detran-DF. Vale lembrar que o prazo para que as secretarias informem os aprovados é de 60 dias.

Já o resultado final com o nome dos candidatos inscritos, selecionados e classificados poderá ser consultado de forma individualizada, através do portal de serviços do Detran-DF, na data e hora que ainda serão informados.

Quem quiser conferir o edital na íntegra pode conferi-lo através do site http://www.detran.df.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/Instrucao-no-179-de-18-de-marco-de-2022.pdf . Outras informações tanto sobre a CNH Social como para obtenção tradicional da Carteira Nacional de Habilitação poderão ser conferidas através do site do Detran-DF, no endereço http://www.detran.df.gov.br.

Gostou da novidade? Então não perca tempo e se inscreva o quanto antes, para não correr o risco de ficar de fora desta seleção. E se você já tem CNH, mas conhece alguém com poucas condições e que esteja interessado em tirar a Carteira de Motorista, não perca tempo e compartilhe esta notícia.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.