Carro com consumo alto de combustível – principais causas


Confira aqui as principais causas do consumo alto de combustível no carro.

Em tempos onde o preço do combustível aumenta a cada semana, está cada vez mais comum ver os donos de carros se preocupando com os gastos de combustível de seus carros. Os motivos para que o carro perca eficiência e consequentemente se torne mais “beberrão” podem ser vários. Buscando facilitar a vida de quem está preocupado com isso, preparamos aqui uma matéria com as principais causas do alto consumo de combustível pelo carro.


Sistema de Ignição

Velas, cabo de vela e bobinas precisam ser checados regularmente. Vale lembrar que é comum que as velas de ignição sofram desgastes naturais, o que faz com que a peça tenha dificuldade para gerar a centelha responsável pela queima da mistura de combustível com ar. Com isso, o conjunto de ignição do carro precisa fazer mais esforço para funcionar e por consequência o carro passa a gastar mais combustível.


Para evitar este problema, é recomendado revisar as velas e demais componentes do sistema a cada 10 mil km. Já a troca de velas é sugerida a cada 50 mil km ou conforme a recomendação da fabricante dentro do Manual do Proprietário.


Filtro de Ar

Outra peça que pode acarretar no aumento do consumo de combustível no carro é o filtro de ar. Ele funciona como uma barreira que impede que toda a sujeira do ambiente externo chegue à câmara de combustão e comprometa o funcionamento do motor. Com sujeira dentro do motor, o sistema acaba aquecendo o conjunto fazendo com que o carro perca potência e por consequência consuma mais combustível.


Para evitar este problema, é recomendado que o proprietário do veículo substitua o filtro de ar a cada 10 mil km ou 1 ano, conforme a determinação da montadora no Manual do Proprietário. Vale lembrar que não é recomendado limpar o filtro e recoloca-lo no carro, isso pode acarretar em problemas ainda maiores.

Óleo Errado ou Vencido

A utilização de óleo lubrificante fora das especificações ou fora do prazo limite de rodagem também pode fazer com que o carro consuma mais combustível.

Para quem não sabe, o óleo lubrificante é utilizado para lubrificar corretamente todo o sistema mecânico do carro e evitar que o sistema trabalhe em altas temperaturas.

Portanto, é recomendado a utilização do tipo de óleo lubrificante adequando para o seu veículo, além da realização da troca do óleo a cada 10 mil km. Caso o carro tenha mais de 10 anos de uso, é recomendado que o proprietário diminua esse prazo para troca em 25%.

Vale lembrar que caso o óleo fique muito tempo no motor, ele pode começar a criar borra, o que aumenta o consumo do carro além de contribuir para a quebra do motor.

Filtro Vencido

Além de trocar o óleo do carro, os motoristas também precisam ficar atentos as condições do filtro do óleo. A peça acumula muitos resíduos naturais causados pela queima do combustível, este acúmulo de sujeira também aumenta o consumo do carro.

Para evitar este problema é recomendado trocar este filtro a cada duas trocas de óleo. Porém, como o preço da peça é baixo, o ideal seria fazer a troca da peça a cada vez que você for trocar o óleo.

Pneus Descalibrados

Os pneus descalibrados também são um dos problemas mais comuns nos carros que andam consumindo muito combustível. Com os pneus murchos, o carro tem mais dificuldade para rodar o que força mais o motor e com isso aumenta o consumo de combustível. Segundo especialistas, este aumento no consumo pode chegar a até 6% a mais.

Para evitar este problema, é recomendado que os motoristas realizem a calibragem dos pneus a cada uma semana, seguindo as indicações da fabricante do carro e esperando cerca de 5 minutos após parar o carro.

O uso de pneus verdes, com baixa resistência de rodagem, também pode ajudar na redução do consumo de combustível. Estes pneus geralmente são feitos de sílica e podem render uma economia de até 40% no consumo de combustível.

Vale lembrar ainda que o tamanho das rodas do carro também interfere no consumo de combustível, assim como a utilização de pneus carecas ou desbalanceados.

Sonda Lambda

A Sonda Lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, é responsável por monitorar todo o ar combustível produzido durante a combustão do motor, passando estas informações para a injeção eletrônica. Caso a sonda esteja com problemas, ela passará informações erradas para o sitema e consequentemente o carro irá gastar mais combustível.

Excesso de Peso

O excesso de peso talvez seja o problema mais comum de se encontrar hoje em dia. Com o carro cheio de coisas, o veículo precisará de mais força para rodar e com isso o consumo de gasolina também irá aumentar.

Para evitar que isso ocorra, é indicado que o motorista respeite o limite de peso informado pela montadora. Vale lembrar que quanto mais leve o carro estiver, menos combustível ele gastará.

Peças Não Originais

A utilização de peças não originais também pode interferir no consumo de combustível do carro. Isso porque as peças alternativas podem não funcionar adequadamente e fazer com que o carro precise de mais força para funcionar.

Para evitar isso, use sempre as peças originais do carro.

Falta de Manutenção

A falta de manutenção do carro também pode aumentar o seu consumo. O indicado é que o motorista respeite e faça as revisões do carro no prazo determinado pela montadora.

Forma de Dirigir

Outro motivo bastante comum e básico para se resolver é a forma como o motorista dirige o seu carro. Motoristas que dirigem de forma mais agressiva podem elevar o consumo de combustível do carro em até 30%. Portanto, procure sempre dirigir de forma mais defensiva e tranquila.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.