Nova Picape Toyota Tundra no Brasil


Toyota registra nova picape no INPI e deve lançar modelo no Brasil.

O mercado de picapes no Brasil está cada vez mais aquecido. De olho nessa tendência, a Toyota pode lançar no país a nova geração do Toyota Tundra.


Embora a montadora não confirme a chegada do novo modelo, informações obtidas através do Registro de Patentes do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostram que a Toyota está sim com a intenção de lançar a picape no Brasil, uma vez que a marca já fez registrou duas configurações diferentes da Tundra. O primeiro registro é de uma versão convencional. Já o segundo registro é da versão TRD, que pelas informações deve ser uma versão mais esportiva e off-road da picape.


Para aqueles que não sabem, nos Estados Unidos o Toyota Tundra é vendido com duas opções de motores, além de ser equipado com câmbio automático de 10 marchas e ser movido a gasolina. O primeiro motor utilizado é um V6 3.5 biturbo a gasolina, capaz de fornecer ao propulsor até 394 cavalos de potência e 66,2 kgfm de torque. Já a segunda opção é uma combinação de motor elétrico com o mesmo motor anterior, combinados os dois propulsores serão capazes de oferecer até 443 cavalos de potência e 80,6 kgfm de torque.


Quanto a carroceria, ela também conta com duas opções diferentes. A primeira é a CrewMax, que possui uma caçamba de 1,67m ou 1,98m. Já a outra opção é a Double Cab, que mede de 1,98m ou 2,46m.


O novo modelo terá como principais concorrentes no Brasil o Ford F-150 e o Chevrolet Silverado.

A título de comparação, o Ford F-150 é equipado com um motor V6 3.5 de 380 cavalos de potência e um motor elétrico capaz de fornecer até 47 cavalos extras de potência. Já a RAM 1500 é vendida no Brasil com motor V8 5.7 de 400 cavalos de potência (movido a Gasolina). Por fim, o Chevrolet Silverado tem como opções os motores 2.7 Turbo, V8 5.3, V6 6.2 de 426 cavalos e 3.0 Turbodiesel.

Sobre o Toyota Tundra

O Toyota Tundra é uma picape de porte grande e que foi lançada pela montadora no ano de 1999. Na época, o IIHS, também conhecido como Insurance Institute for Highway Safety (Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária, em tradução para o português), classificou a picape como boa no teste de colisão frontal que realizou. Vale lembrar que esta foi a primeira picape de tamanho normal a receber essa classificação pelo órgão. Vale lembrar que neste mesmo teste o Ford F-150 foi considerado “pobre” e o Chevrolet Silverado foi considerado “marginal”.

Sobre a Toyota

A Toyota é uma empresa japonesa que foi inaugurada por Kiichiro Toyoda no dia 28 de agosto de 1937 (tendo assim hoje 84 anos). A empresa é responsável pela produção de automóveis, motores, carros de luxo e veículos comerciais leves.

Originalmente a montadora tinha sido inaugurada com o sobrenome de seu fundador. Porém, por questões numerológicas acabou tendo o nome alterado para Toyota.

Atualmente a empresa conta com 338 mil funcionários e conta com um lucro de ¥ 961.1 bilhão, sendo que o seu faturamento anual é de ¥ 27.234 trilhão.

A sede atual da Toyota está localizada em Aichi, no Japão. Seu presidente é Akio Toyoda e a montadora ainda possui percentuais cedidos para Japan Trustee Services Bank (9,61%), Toyota Industries Corporation (6,48%), The Master Trust Bank of Japan (5,27%), State Street Bank and Trust Company (3,72%) e Nippon Life Insurance Company (3,54%).

Atualmente a Toyota produz veículos para cinco marcas: Toyota, Lexus, Hino, Daihatsu e Ranz.

Entre as empresas que a Toyota tem participações estão: Fuji Heavy Industries, Isuzu, Yamaha Motor Company, Tesla Motors, entre outras.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.