Descobrimento do Brasil: 22 de abril não terá rodízio de carros em SP


No dia 22 de abril de 2022, dia do Descobrimento do Brasil, não haverá rodízio de veículos na cidade de São Paulo, capital do Estado.

A suspensão da aplicação do rodízio de veículos é baseada em uma portaria publicada no início de abril de 2022 (08/04), que versa sobre a não consideração do rodízio para os dias 21 e 22 de abril, em virtude do Feriado de Tiradentes.


Apesar disso, a suspensão não vale para todos os veículos. Caminhões, por exemplo, não estarão isentos, assim como as Zonas de Máxima Restrição (ZMRC – Circulação de Caminhões) e ZMRF – Fretados). Em adendo, as faixas de ônibus exclusivas também não estarão liberadas do rodízio de veículos.


Os veículos que seriam “alvo” do rodízio na sexta-feira, dia 22 de abril de 2022, seriam os que possuem placa com finais 9 e 0. Vale frisar que em dias normais, o período de restrição consiste nos horários das 07h às 10h e também das 17h às 20h (horários de pico).


Afinal, por que existe o rodízio de veículos na cidade de São Paulo?

A resposta é bastante simples! Há muitos carros na cidade, o que torna o trânsito um verdadeiro absurdo (já é!). Além de reduzir a quantidade de veículos nos horários de pico, também contribui para diminuir os níveis de poluição causados pela queima de combustível.


Desse modo, no ano de 1997, foi implementado o rodízio de veículos em São Paulo, a partir da lei municipal de número 12490.

Frisa-se que o rodízio é válido mesmo para veículos de fora da cidade de São Paulo. Evite multas, consultando abaixo os dias e finais de placa relacionados:

  • PLACAS FINAL 1 E 2: Segunda.
  • PLACAS FINAL 3 E 4: Terça.
  • PLACAS FINAL 5 E 6: Quarta.
  • PLACAS FINAL 7 E 8: Quinta.
  • PLACAS FINAL 9 E 0: Sexta.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.