Honda e Sony podem lançar nova marca de carros elétricos


Nova marca de carros elétricos pode ser lançada por Honda e Sony. Confira aqui mais detalhes.

De acordo com informações divulgadas ainda no dia 11 de março, a Honda fechou um acordo e passará a fabricar carros eletrônicos em parceria com a Sony. Segundo o que foi veiculado, as duas empresas vão firmar uma aliança estratégica joint-venture e têm planos de lançar o seu primeiro veículo no ano de 2025.


Vale ressaltar que esta não será a primeira vez que a Sony se aventura pelo mundo dos carros eletrônicos. Ainda no começo de 2022, a empresa fez um anúncio durante a CES, que pode ser considerada a maior feira de tecnologia do mundo e acontece anualmente na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Na ocasião em questão, a empresa chegou a declarar que estava em busca de uma parceira para a produção efetiva dos carros.


Assim, logo depois de fazer o anúncio em questão, a Sony começou os seus primeiros contatos com a Honda para firmar o acordo de produção. Ainda no início deste mês, as duas empresas se juntaram para destacar que a parceria teria início no Japão. Diante disso, também foi revelado que a Honda ficará responsável por montar os modelos pensados pela Sony a partir do ano de 2025. Na data em questão, eles chegarão às concessionárias japonesas.


Vale ressaltar, entretanto, que embora as duas empresas tenham se juntado para fazer o anúncio da sua nova parceria, elas não chegaram a revelar muitos detalhes a respeito do seu planejamento para o futuro. Além disso, também não deixaram claro qual será o primeiro carro produzido pela nova dupla. Apesar disso, alguns sites especializados em veículos automotivos já começaram as suas especulações sobre as possibilidades.


Nesse sentido, um nome que surgiu com bastante força foi o do Vision-S 02. O carro em questão pertence à categoria dos SUVS, é elétrico e foi revelado ainda em 2022. Assim, existem motivos para acreditar que ele pode ser escolhido pela Sony e pela Honda para se tornar o primeiro veículo da parceria. Porém, vale ressaltar que isso é apenas um palpite dos aficionados por carros, visto que as duas empresas não deixaram qualquer tipo de pista ressaltando que focarão no Vision.

Além disso, também não foram fornecidos maiores detalhes sobre quem será o público alvo desta parceria. Existem motivos para acreditar, especialmente devido ao envolvimento da Sony com o entretenimento e os eletrônicos, que o objetivo da dupla de empresas é bater de frente com a Tesla nesse sentido. A marca de carros do bilionário Elon Musk possibilita rodar games durante as viagens, algo que pode acabar sendo feito também pela Sony/Honda.

Entretanto, independente dos propósitos, é interessante destacar que essa parceria será uma oportunidade interessante para a Honda, especialmente quando se fala a respeito da possibilidade de conseguir investimentos mais expressivos para seguir o rumo dos carros elétricos. Além disso, a Sony também será beneficiada pelo acordo entre as empresas, visto que ela terá a oportunidade de se firmar ainda mais como uma peça relevante do mercado automotivo, algo que já vinha tentando fazer desde o ano de 2020, ocasião na qual o primeiro conceito foi apresentado

É interessante mencionar que a aliança entre as duas empresas é bastante forte devido ao acúmulo de experiências em nível global que ambas possuem. Além disso, os executivos da Sony e da Honda destacaram que pretendem trabalhar com base naquilo que é o ponto forte de cada uma das empresas. Logo, a Sony ficará responsável por criar os serviços de entretenimento e de mobilidade dos veículos. Além disso, ela também vai arcar com o desenvolvimento de uma plataforma focada em games. Por outro lado, a Honda terá participação em questões estruturais e de desempenho dos carros produzidos pela parceria.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.