Aston Martin Vantage V12 2023 – novidades


Confira aqui mais detalhes sobre o Aston Martin Vantage V12 2023.

Ainda no ano de 2021, foi anunciado que a Aston Martin estava preparando um novo motor V12. O objetivo era levar às pistas o Aston Martin Vantage, um coupé pensado para bater de frente com o Porsche 911 em 2023. Na última semana, o carro em questão foi revelado, mas ainda não se tem muitos detalhes a seu respeito.


A notícia em questão, em um primeiro momento, começou a circular graças a algumas fotografias tiradas por um fotógrafo espião. Assim, ela foi repercutida em sites especializados em veículos automotivos como sendo um novo protótipo da Aston Martin para o Vantage. A partir dos registros em questão, era possível perceber uma série de aprimoramentos no veículo.


Desse modo, o Aston Martin Vantage aparecia com um estilo bastante diferente dos modelos anteriores da linha. Além disso, posteriormente foi revelado pela fabricante uma melhoria significativa em termos de desempenho graças ao motor V12.


Quando se fala sobre o design, é possível destacar que a dianteira do veículo foi a principal mudança em relação aos antecessores do Vantage. Isso porque ela passou a contar com algumas entradas de ar adicionais, além de um escapamento robusto e duplo. Outro ponto que chamou a atenção desde as primeiras fotografias foi a protuberância no capô do carro, visto que isso já sugeria a presença de um motor bem maior do que o V8, que era usado anteriormente pela fabricante nos modelos da linha Vantage.


É possível afirmar que o motor V12 estava em produção neste período, mas já havia sido usado pela Aston Martin em carros de outras linhas, como foi o caso do Speedster, revelado pela montadora ainda em 2020. Assim, a empresa poderia estar pensando em reviver a identificação Vantage V12, que havia sido vista pela última vez ainda no ano de 2008. Posteriormente, este rumor se confirmou com os anúncios oficiais acerca do novo modelo da Aston Martin.

O que faz com que este motor chame tanto a atenção é o fato de que ele é um biturbo de 5,2 litros e capaz de bombear 690 bhp, bem como 555 ib ft no carro. Isso tem como resultado um tempo de 0-62 mph e de 3,5 segundos de velocidade máxima com 186 mph. Portanto, é possível esperar que independente da série do Vantage 2023, o carro terá um desempenho muito interessante e comparável.

De acordo com as informações obtidas através de sites especializados em veículos, o CEO da Aston Martin, Tobias Moers, chegou a afirmar que seriam introduzidos 10 novos modelos nas linhas da fabricante ainda em 2023. Todos eles seriam derivados de carros já existentes na montadora. Assim, eles passariam por algumas reformas, como aconteceu com o próprio Vantage, para ganhar as pistas ao longo dos próximos anos.

Além disso, Tobias Moers também chegou a declarar que existiam alguns desafios na transformação do Aston Martin Vantage em um carro com a motorização V12. De acordo com ele, isso estava ligado a tornar o modelo em questão compatível com as emissões Euro 7. Entretanto, o CEO da empresa chegou a destacar que todos os aficionados por V12 do mundo faziam o esforço da Aston Martin para conseguir promover esta mudança valer a pena. Porém, desde já vale ressaltar que é possível que o Vantage tenha um ciclo de vida limitado com o objetivo de minimizar os impactos gerados pela frota de carros da Aston Martin nas emissões de carbono.

Vale pontuar ainda que é essa substituição do carro deve acontecer por volta do ano de 2025. Na data citada, é possível que o Vantage ceda lugar nas linhas da montadora para um coupé esportivo com recursos tecnológicos, como um sistema de entretenimento e passe por uma série de atualizações de chassi.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.