Quais os carros elétricos da Toyota?


Confira aqui os principais modelos de carros elétricos produzidos pela Toyota.

Ainda em dezembro de 2021, a Toyota divulgou um plano de migração para a mobilidade elétrica. Na ocasião citada Akio Toyoda, o CEO da empresa, anunciou quinze veículos inéditos deste tipo. Além disso, deu alguns detalhes sobre a estratégia da marca para este processo de investir em veículos elétricos, destacando que a Toyota pretende trabalhar em duas linhas distintas: a primeira delas com veículos elétricos e células de combustível e a segunda com baixa emissão de gases.


É possível afirmar que se trata de um plano bastante ambicioso por parte da empresa, que fará um investimento de, em média, 35 bilhões de dólares para começar esta estratégia. Este investimento será feito entre 2022 e 2030 e focado no desenvolvimento de novos modelos, visto que a Toyota tem planos de lançar 30 carros elétricos até o ano em questão.


Vale pontuar que este planejamento também abrange a Lexus, que passará a ser totalmente elétrica. A marca em questão será exclusiva nesse sentido e as suas linhas serão compostas por supercarros, sedãs e SUVS, todos eles livres de emissão de CO2. A empresa ainda continuará funcionando como a marca premium da Toyota, visto que será focada em explorar as tecnologias de última geração. Isso acontecerá tanto no âmbito das baterias quanto dos trens de força.


Entre os 15 carros mostrados pela empresa na ocasião do anúncio, é possível destacar a presença de carros esportivos, caminhonetes e até mesmo de um ônibus. As linhas citadas como parte da Lexus, com exceção dos supercarros, também estarão presentes na Toyota. Os modelos novos foram inspirados em designs já existentes da marca e baseados nas plataformas e-TNGA e EV-dedicated.


De acordo com as informações divulgadas, a revelação dos novos modelos começou com a divulgação da Toyota bZ, modelos de produção massiva e com preços mais baixos. Esta gama inclui quatro novos conceitos de carros e todos eles foram baseados na plataforma TNGA. Entre os carros da bZ é possível destacar a existência de um crossover compacto e esportivo, cuja linha de teto é em estilo coupé. Também existe um crossover pequeno, um SUV grande e voltado para famílias e, por fim, um sedã médio.

Além da bZ, outra linha apresentada pela Toyota na ocasião do anúncio foi a chamada showroom do futuro, que incluiu o primeiro modelo da Lexus a fazer parte dessa transição da marca, o RZ. Em linhas gerais, é possível afirmar que se trata de uma versão conceito do LF-Z Electrified. A empresa também apresentou outros carros nessa linha, inclusive um modelo esportivo cujo foto é a autonomia de bateria, que será de 700km. Além disso, ele tem como diferencial o fato de que possui a capacidade de ir de 0 a 100km em apenas 2 segundos. Por fim, a linha em questão é finalizada com um sedã esportivo e com um SUV grande.

A última linha apresentada pela fabricante, até o presente momento, está sendo chamada de “os diversos elétricos” pela Toyota. Nela, são abrangidos veículos voltados para finalidades comerciais, como é o caso dos ônibus autônomos. Além disso, a Toyota também chegou a revelar o lançamento de uma van compacta e pensada para propósitos comerciais e também para o lazer dentro das cidades. Por fim, vale pontuar que a linha ainda possui uma picape elétrica cujas dimensões podem ser comparadas com as Hilux.

Vale pontuar que a Toyota tem a expectativa de ter toda a sua linha de elétricos concluída até 2030 e o planejamento de vender 3,5 milhões de carros ao redor do mundo. após este fato. Na data citada, a Lexus se tornará completamente elétrica, especialmente na América do Norte, na China e na Europa. Somente nestes locais a expectativa de venda é de 1 milhão.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.