Transferência de veículo online: como funciona e como fazer


Saiba aqui como funciona e como fazer a transferência online de veículos.

O Detran vai oferecer este novo serviço digital a partir de março. Mais rapidez, conforto e economia na hora de realizar a transferência de propriedade.


O aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), criado pelo Governo Federal, que já proporcionou várias facilidades para os donos de veículos e motoristas, poderá ser utilizado também para fazer a transferência de propriedade dos automóveis.


Se há algo que não pode ser contestado é que a digitalização de serviços vem cada vez mais facilitando a vida das pessoas. Gastando-se bem menos tempo e dinheiro dá para resolver hoje em dia coisas que anteriormente eram repletas de burocracia. Muitos deslocamentos até as instituições, filas cansativas, foram eliminados com a chegada da internet. O oferecimento de serviços à distância está sendo ampliado todos os dias. Para isso, é necessário apenas ter um smartphone.


O DETRAN já vem há algum tempo aderindo a facilidade que a internet oferece. Hoje, já temos a Carteira Nacional de Habilitação Digital e é possível fazer o download do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documentos indispensáveis para todos os motoristas. Ambos são feitos no aplicativo CDT. Através dele, pode-se fazer ainda o compartilhamento do CRLV, isso quando o mesmo veículo é utilizado também por outra pessoa, evitando assim que as multas sejam aplicadas em nome do proprietário. Através desse mesmo aplicativo, é oferecida a emissão de boleto para o pagamento das multas recebidas, com a vantagem de desconto.


Agora, com esse novo serviço que estará disponível a partir do mês de março de 2022, transferir o automóvel para o novo proprietário será muito mais simples. Mas atenção! Não são todos os carros que podem ser transferidos dessa forma. Somente os que já têm CRV (DOCUMENTO DE COMPRA E VENDA) emitido a partir de 04/01/2021. O motivo é porque só a partir dessa data o documento passou a ser digital. Apenas os que possuem essa versão do CRV poderão fazer a transferência por meio do aplicativo.

Como é atualmente e de que forma será no aplicativo

Até agora, a mudança de nome do proprietário começa com o preenchimento digital de Autorização para a Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), que deve ser impresso em uma folha A4. Depois disso, o proprietário deve ir junto com o comprador até um cartório para fazer o reconhecimento de firma (assinaturas). O passo seguinte é a ida do comprador até o DETRAN para iniciar a transferência. É preciso ter em mãos, além de outros documentos, o ATPV-e. Realizado este procedimento, deve se esperar alguns dias até que se concretize a transferência.

Com a criação desse novo serviço, a partir de março, o processo será bem mais fácil e rápido. Em poucos minutos, tudo estará pronto. Veja como fazer:

  • As duas partes envolvidas devem instalar o aplicativo CDT. Ele pode ser baixado em aparelhos Android e IOS, sem custo algum;

  • É preciso também que ambos estejam cadastrados no Portal Gov.br;

  • Faça o login no app;

  • Aquele que está vendendo deve digitar o CPF do novo proprietário e em seguida assinar de forma digital o documento;

  • Assim que o comprador receber a notificação, deve assinar também;

  • É importante saber que, para que a transferência possa acontecer de maneira digital, o DETRAN do seu estado precisa já estar utilizando esse novo sistema.

Consequências para quem não realiza a transferência de propriedade

A obrigação de realizar a transferência é do comprador do automóvel. O prazo dado para que seja feita é de 30 dias a partir da compra, obedecendo a lei do Código de Trânsito Brasileiro.

A não realização de transferência é considerada uma infração de trânsito média e tem como consequência, além de possível apreensão do veículo, uma multa no valor de R$195,23. O dono do veículo recebe também quatro pontos na carteira.

Portanto, ao comprar um veículo não perca tempo e evite aborrecimentos desnecessários. Transfira o quanto antes para o seu nome. E aproveite que a internet está aí cada dia mais eliminando a burocracia, facilitando a vida e fazendo com que tenhamos mais tempo para as demais atividades.


Henri Silva


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.