Carros elétricos e híbridos vendidos no Brasil em 2022


Confira aqui os principais modelos de carros elétricos e híbridos vendidos no Brasil em 2022.

Não é de hoje que a palavra mais usada no nosso cotidiano é a "economia". Ela está impulsionando diversos tipos de mercado, como a captação de energia solar, por conta do valor pago sobre a energia elétrica e também pela escassez de água, e também com carros abastecidos de formas diferentes aos combustíveis convencionais, não só pelo preço, mas também pela emissão de poluentes.


Carro elétrico, movido por baterias, já é realidade nos dias de hoje. É claro que o seu valor comercial ainda é muito alto, quando comparado aos tradicionais, mas o fato de poluir menos, é um fato que muitos consumidores apoiaram.


Os carros híbridos também têm baterias que alimentam o motor, mas neste caso, ele é associado a um motor a combustão convencional, tendo assim o consumo de gasolina, álcool ou diesel e a emissão de poluentes na atmosfera.


A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou recentemente um aumento de 77% (setenta e sete por cento) nas vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil, no ano de 2021 em relação ao ano anterior.


Entre os 10 (dez) carros híbridos mais vendidos no ano passado, no mercado brasileiro, apenas 3 (três) montadoras se destacam entre as 9 (nove) primeiras posições, todas elas com 3 (três) veículos na lista.

Entre os "top 10", que venderam 29.954 veículos, a Toyota ficou com a primeira e a segunda posição, respectivamente com o Corolla Cross (11.027 unidades) e o Corolla Sedan (7.921 unidades). A Volvo ocupou as próximas 3 (três) posições, em terceiro lugar o XC60 (3.366 unidades), em quarto o XC40 (3.067 unidades) e em quinto lugar o XC90 (982 unidades).

A BMW veio ocupando a sexta e a sétima posição, vendendo 836 unidades do X3 XDriver 30E e 812 unidades do X5 XDriver 45E. A Toyota retorna à lista com o RAV4H na oitava posição com 810 unidades, novamente a BMW com 579 unidades do 330E e por fim, 554 unidades da Porsche Cayenne.

Já o "Top 10" dos carros elétricos vendidos aqui no Brasil, totalizaram 2.439 veículos. A montadora Nissan ficou em primeiro lugar, comercializando 439 unidades do modelo Leaf Tekna, em segundo lugar a Porsche vendeu 379 unidades do Taycan e em terceiro lugar aparece a Volvo, com 375 unidades do XC40 Recharge. do quarto lugar em diante temos o "Mini Cooper Electric" (313 unidades), o Audi E-Tron (252 unidades), a BMW i3 BEV 120AH (159 unidades), o Fiat 500 E Icon (146 unidades), o Chevrolet Bolt (132 unidades), o "BYD ET3" (124 unidades) e o Renault Kangoo (120 unidades).

Para este ano, 2022, o mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos poderá contar com mais novidades, como é o caso da "BYD", uma empresa especializada em "energia limpa", que trará um total de 4 (quatro) veículos, dois elétricos, o Han e o Tan, além de dois híbridos, o Song Plus e o Qin.

Outra promessa de novidade em energia limpa é com a montadora Volkswagen, com os modelos elétricos ID.3 e o ID.4.

Apesar de não aparecer na lista dos dez carros elétricos mais vendido, a montadora Jac irá lançar o modelo E-J7, se juntando aos dois já existentes nas lojas, o SUV e-JS4 e e-JS1, como um subcompacto.

Como lançamento de carros elétricos, podemos esperar o Renault Kwid, o Chevrolet Bolt, o Ford Mustang Mach E, o GWM Big Cat e por último, mas não menos importante, mais um modelo da Volvo, o C40 Recharge.

Dentro dos veículos híbridos que serão lançados neste ano, além dos dois já mencionados da montadora "BYD", os consumidores de carros dessa categoria poderão contar com o Kia Sportage e o Kia Niro, o Renault Kwid, o Jeep Compass 4Xe, o VW Tiguan eHybrid, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug e uma nova versão do Honda Civic.

Entre todos os lançamentos previstos para esse ano, é claro que uma longa pesquisa sobre as suas características deve ser feita.

Escolha o seu, e boa viagem!


Por Fernando Dias


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.