Novo Toyota Yaris 2023 – Mudanças e Novidades


Confira aqui o que muda e as principais novidades presentes no novo Toyota Yaris 2023.

De acordo com informações divulgadas por sites especializados em veículos automotores, recentemente a Toyota divulgou a primeira mudança no Yaris, o seu carro de entrada no Brasil. O modelo em questão está passando por um processo de reestilização. Em termos de visual, é possível afirmar que as alterações da fabricante foram bastante sutis, mas o carro conquistou alguns itens de série, bem como equipamentos voltados para a segurança, que o tornaram bastante interessante para o consumidor.


Segundo o que foi divulgado até o momento, a intenção da Toyota com a reformulação do Yaris é competir de forma mais igualitária com a nova geração do Honda City, que foi lançada recentemente no território nacional. Desse modo, a versão de 2023 do Toyota Yaris passou a contar, entre várias outras coisas, com sete airbags em todas as suas versões.


Vale citar que entre estes airbags, duas das bolsas são frontais e outras duas ocupam as laterais do carro. Além disso, tem-se uma cortina e uma voltada para os joelhos do motorista. Essa alteração faz com que o Yaris seja um dos poucos carros de entrada a contar com recursos dessa natureza e lhe dá um diferencial competitivo bastante interessante para o mercado nacional.


Outro aspecto que merece destaque a respeito da versão de 2023 do veículo é que os seus modelos mais caros, respectivamente, o XS e o XLS, ganharam outros dois recursos de segurança importantes, especialmente quando se pensa em segurança passiva. Nesse sentido, vale ressaltar que um deles foi o alerta de colisão frontal com mitigação de velocidade. O outro, por sua vez, consiste no sistema de evasão da faixa. Entretanto, este segundo não possui correção.


No que se refere às diferenças entre o Toyota Yaris e o Honda City, é possível afirmar que a principal delas é que no modelo feito pela Honda essas tecnologias citadas anteriormente são todas ativas. Desse modo, o carro acaba interferindo muito mais para ajudar o motorista em situações nas quais isso se faz necessário. Enquanto no modelo da Toyota a tecnologia em questão é passiva. Ou seja, precisaria ser acionada.

Além das questões de segurança, outro aspecto do Yaris que passou por reformulações recentes foi a conectividade. Assim, mais novidades foram vistas. Nesse sentido, vale pontuar que o carro agora possui uma central multimídia com tela de 7 polegadas em todas as suas versões. Esse recurso era opcional anteriormente e os modelos XL, o de entrada da linha, não contava com o recurso de forma nativa e agora passará a contar.

Em termos de design, vale citar que a sutileza acabou ocupando o primeiro plano e a Toyota não fez grandes modificações durante o processo de reformulação. Nesse sentido, os retoques no Yaris ficaram na região do para-choque e da grade. Em termos de traseira, tudo segue exatamente igual. Outras alterações são vistas nas rodas. Por fim, quando se fala sobre a versão top do carro, o conjunto óptico contou com mudanças e agora os faróis são full LED. Nos outros modelos do Yaris, entretanto, tem-se apenas uma luz voltada para a condução diurna como novidade.

De acordo com informações veiculadas por sites especializados, o Toyota Yaris nunca foi um carro voltado para a esportividade. Isso acontece especialmente porque a sua versão mais badalada, a Gazoo Racing, nunca chegou a ser comercializada no território brasileiro. Entretanto, isso não significa que o modelo não possua um bom sistema mecânico. Atualmente, o veículo possui um motor 1.5 aspirado com 110cv e 14,9kgmf quando o veículo é abastecido com o etanol. Os valores em questão são suficientes para a idade e possuem o consumo bastante interessante, visto que o hatch consegue atingir 8,8km/L e o sedã 9km/L.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.