Toyota Corolla Cross 2022 – Características, Ficha Técnica


O carro conta com um câmbio CVT e possui simulação para 10 marchas. Em termos de conjunto híbrido, vale ressaltar que o 1.8 ajuda bastante os 2 motores elétricos e, portanto, quando somados eles totalizam 122cv.

Ainda no mês de março de 2021, o novo Toyota Corolla Cross 2022 foi apresentado ao público brasileiro. O carro em questão foi produzido na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, e representa um SUV médio da fabricante japonesa. Além disso, de acordo com as informações divulgadas por sites especializados em carros, este foi apenas o primeiro de muitos novos modelos planejados pela Toyota.


Segundo tais informações, a marca japonesa pretendia apostar alto em confiabilidade ao longo de 2021. Assim, um dos aspectos que ganharia cada vez mais destaque seria a exclusividade do motor híbrido presente nos carros da fabricante, algo que serve para destacá-la das demais no mercado automobilístico.


Quando se fala sobre o Corolla Cross 2022, é possível destacar que o SUV aproveita bastante de outro sedan da marca, o Corolla. Nesse sentido, a plataforma TNGA, assim como a motorização 2.0 já se faziam presentes no modelo anterior e são repetidas aqui. Ainda sobre o motor, é interessante destacar que outra característica mantida foi a injeção direta e flex, que chega a até 117cv e a 24,1kgfm de torque.


Além disso, o carro conta com um câmbio CVT e possui simulação para 10 marchas. Em termos de conjunto híbrido, vale ressaltar que o 1.8 ajuda bastante os 2 motores elétricos e, portanto, quando somados eles totalizam 122cv. Essa tecnologia também possibilita que o Corolla Cross 2022 possa ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol.


Mostra-se válido destacar que quando se fala sobre dimensões, o carro possui 4.460mm de comprimento. O entre eixos, por sua vez, é de 2,6 mil milímetros, o que representa um número menor do que o sedã que lhe serviu de inspiração. A respeito da capacidade do porta malas vale citar que ele suporta até 440 litros.

É possível afirmar que o Toyota Corolla Cross 2022 chegou ao Brasil em três versões diferentes, que variam quanto ao preço e alguns detalhes. Assim, o modelo mais básico, o Corolla Cross 2.0 XR custa, em média R$139,9 mil e o mais caro, o Corolla Cross 1.8 Hybrid XRX tem preço médio de R$179,9 mil.

Sobre os itens oferecidos aos consumidores, é possível destacar que o carro é equipado com um sistema de ar condicionado em duas zonas e digital. Além disso, o veículo possui faróis de neblina em LED e sensores traseiros para estacionamento. Em termos de multimídia, o Corolla Cross 2022 é equipado com uma tela digital de 7 polegadas.

Entretanto, a principal novidade da montadora japonesa para este veículo é a presença do sistema pré-colisão. De encontro a isso, vale ressaltar que a renovação fez com que ele pudesse funcionar contra outros carros, assim como contra bicicletas, pedestres e ciclistas. Sobre o funcionamento da tecnologia, é possível afirmar que ele acontece através de radares e câmeras cujo objetivo é exatamente evitar colisões e, caso isto não seja possível, reduzir ao máximo os impactos que seriam causados por uma batida. Para deixar o sistema em questão ainda mais interessante, vale ressaltar que ele possui ajustes automáticos, assim como piloto automático e faróis automáticos.

Diante dos fatos destacados, é possível afirmar que a decisão da Toyota de basear o Corolla Cross 2022 em um sedan da marca foi bastante acertada. Isso acontece porque a fabricante conseguiu aliar a proposta urbana do carro, uma das forças da marca, com a tecnologia e a resistência para bater de frente com alguns dos seus concorrentes diretos do mercado, em especial o Jeep Compass, um SUV que domina o mercado ao lado de outro carro da mesma fabricante, o Jeep Renegade.

A grande diferença entre o Corolla Cross 2022 e os carros citados está na motorização híbrida, visto que a Jeep aposta na motorização a diesel.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.