Fiat Cronos 1.0 – Novo Modelo Substituto do Grand Siena


Confira aqui mais detalhes sobre o Fiat Cronos 1.0. Modelo irá substituir o Grand Siena.

Ainda aguardando por confirmações oficiais, o Fiat Cronos, ao que parece, perderá as suas versões Precision HGT, que contam com motor 1.8 E.torQ. A novidade indica que estes não serão atualizados para atender as novas regras relativas as emissões que estão em vigor a partir deste ano de 2022. Levando em consideração estes pontos que já foram destacados, mas que ainda precisam ser de fato confirmados, a marca ao que tudo indica irá realizar um rearranjo na gama de versões do sedã para resolução destas questões que ainda precisam ser definidas de fato.


Mas, ao que parece de acordo com as últimas novidades que foram divulgadas a respeito do modelo em questão, o Cronos permanecerá com um motor 1.3 Firefly, mas contará com uma versão inédita de entrada que será equipada com um propulsor 1.0 Firefly de três cilindros. Assim, apesar das mudanças, os modelos novos contarão com uma novidade que pode ser bastante empolgante para os motoristas que aguardam pelas novas versões.


Outros detalhes que já se sabe a respeito do Cronos 1.0 é que este será oferecido em uma versão única, que está sendo tida como uma porta de entrada para a marca na categoria de sedãs compactos, uma novidade para este ano que pode ser muito animadora pra alguns motoristas que aguardavam por estas informações. Da mesma forma como aconteceu com o Grande Siena, que ao que tudo indica também terá a sua descontinuação ainda neste ano de 2022, o Cronos 1.0 será um modelo muito mais básico, e levando isso em consideração não contará com alguns itens de série que podem ser comuns em carros mais diferentes e avançados, como controles de tração e também de estabilidade.


Mas vale ressaltar que o motor 1.0 Firefly que será adotado neste modelo contará, no entanto, com algumas atualizações importantes, que serão necessárias para que este modelo atenda o programa Proconve PL7. Levando em consideração estas modificações, o propulsor deste novo modelo deverá ter potencias e torque revistos neste ano também para cumprir este papel. Para título de avaliação e comparação, em valores atuais antes das modificações em questão, o propulsor rende um potência de 72cv a 6000 rpm e toque de 10,45 kgfm a 3250 rpm. Neste caso, para atingir estes valores destacados é necessário que o carro tenha sido abastecido com gasolina para tal. Mas para outros valores, caso o carro tenha sido abastecido com etanol por exemplo, ele chega a 77 cv e 6250 rpm e toque de 10,9 kgfm a 3250 rpm.


Porém, vale ressaltar que como outros modelos que estão no mercado atualmente, como o Argo 1.0 os itens de série do Cronos podem não ser muito atrativos para a maioria das pessoas com este modelo de propulsor de um litro, pois será bastante enxuta. Mas vale ressaltar que entre eles contará com direção elétrica, vidros elétricos, ar-condicionado, travas elétricas e outros itens que irão trazer mais conforto para o carro, mesmo que não sejam muito avançados como em outros modelos que estão no mercado, pois trata-se de uma versão mais básica como foi destacado de antemão.

Além destas novidades, vale destacar que o Fiat Cronos estará disponível em outras versões, 1.3 e 1.3 Drive, que são equipadas com transmissão manual de cinco velocidades. Também conta com câmbio CVT com sete marchas virtuais em versões 1.3 Precision e Drive. O motor Firefly do Cronos contará com uma atualização também, que fará com que ele tenha os mesmos números que modelos como Pulse e Strada. A parte de segurança é destacada nos modelos 1.3 Drive, que conta com controles de estabilidade e tração, que também traz consigo transmissão manual.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.