IPVA AM 2022 – Valor, Cálculo, Descontos, Como Pagar




Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado do Amazonas.

O calendário para o pagamento do IPVA 2022 foi definido pela Secretaria do Estado da Fazenda de Amazonas (Sefaz-AM). De acordo com o que foi levantado, cerca de 700 mil proprietários de veículos do estado deverão realizar o pagamento do imposto. Os detalhes a respeito do pagamento da contribuição em questão indicam que os motoristas poderão realizar o processo em três parcelas ou caso preferirem poderá ser feito em uma cota única. As guias para que seja feito o pagamento estão disponíveis desde o dia 3 de janeiro no site da Sefaz, e podem ser acessadas na aba de Busca Rápida do site, bastando procurar por IPVA – Lançamento e Impressão.


No último mês de dezembro foi publicado pela Sefaz a resolução 0029/2021, onde eram mostradas as tabelas de vencimentos a relativas ao pagamento do tributo, levando em consideração as placas dos carros para a base de cálculo do pagamento do imposto em questão, que podem ser conferidas de forma integral também através do site do órgão responsável pelo recolhimento e determinação de todos os detalhes relativos ao pagamento do IPVA 2021.

Alguns outros detalhes válidos também haviam sido divulgados pelo órgão em dezembro, que destacavam a respeito do pagamento adiantado. Os contribuintes que realizassem esta ação teriam direito a descontos, que poderiam variar entre 5 a 10% do valor principal que deveriam pagar a respeito do imposto. Desta forma, os que terão direito a 10% são os proprietários de veículos que contem com placas com final 1 que recolham o imposto em cota única ou então que realizem a quitação da primeira parcela do imposto até o dia 31 de janeiro. Também terão esta oportunidade de descontos, mas neste caso de 5%, os que realizarem o pagamento em cota única ou que estiverem realizando o pagamento da segunda parcela do imposto no dia 28 de fevereiro. Se realizarem o recolhimento do imposto até a data limite para tal, no dia 31 de março, os motoristas terão que pagar o valor integral do imposto.

Leia também:  Vazamento de óleo pelo respiro do motor - possíveis causas

Também há um destaque a respeito das placas que contem com o final 2, que possuem o prazo para o pagamento até o mês de abril. As de final 3 possuem o prazo em questão para o mês de maio, as com número 4 ao final para o mês de junho e por sequência os demais números de acordo com o mês desta mesma forma como foi exemplificado anteriormente. No caso das placas com o final 0, os motoristas deverão considerar o número 10 para realizar a soma em questão para que saibam qual a data de pagamento do seu imposto.

A mesma regra destacada também vale a respeito do imposto por antecipação de pagamento. Portanto, os motoristas podem se utilizar do exemplo destacado anteriormente para que saibam também quando deverão realizar este processo. Se o final da placa em questão, por exemplo, for o número 8, neste caso ele poderá começar a realizar o pagamento do IPVA em questão no mês de agosto. Assim, poderá contar com um desconto na primeira e segunda parcela, que deverá ser de 10% e 5% respectivamente, e por fim com o pagamento da última e terceira parcela de forma integral.

Os motoristas que ainda não sabe o valor que deverão pagar de IPVA podem calcular através das informações que são disponibilizadas no DOE. Isso, pois para que o imposto seja calculado é necessário que os motoristas apliquem a alíquota referentes às categorias dos veículos em cima do valor venal. Desta forma, se o valor venal for, por exemplo, R$ 27.700, a alíquota de 3% no cálculo que deverá ser realizado pelo motorista para tal é: 27.700x 0,03, e o resultado desta soma será o valor de IPVA que deverá ser pago por este.

Leia também:  Novo Renault Clio 2013 - Fotos e Novidades

Nayara Silva Guimarães

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.