IPVA 2022 AC – Descontos, Valores, Como Pagar


Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado do Acre.

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) divulgou ainda no mês de dezembro o calendário para ao pagamento do IPVA 2022 e todas as definições necessárias para que os contribuintes fiquem atentos aos prazos e demais detalhes que devem ser levados em consideração antes de realizar o pagamento do imposto, pois podem receber descontos de acordo com as modalidades que escolham para realizar este processo.


Fica a critério do contribuinte escolher se este quer realizar o pagamento em uma cota única ou então se irá parcelar o valor, neste caso do pagamento completo este terá a chance de receber cerca de 10% de desconto no pagamento. Mas aos que optarem por parcelar o valor, este processo pode ser feito em três vezes.


O calendário relativo ao pagamento do imposto foi publicado através da edição do Diário Oficial do Estado (DOE), no mês de dezembro, e constava nela todos os detalhes que os motoristas deveriam estar cientes para que pudessem iniciar o processo de pagamento, escolhendo assim a modalidade que desejam, como o parcelamento ou então a quitação em parcela única.


É preciso que os motoristas fiquem atentos a este pagamento, pois todos os anos é necessário que realizem de forma correra a quitação do imposto, pois é necessário que este esteja em dia para que o automóvel permaneça circulando de forma correta e regular. Para isso, é necessário que o proprietário esteja em dia com o pagamento. Os que não realizarem o procedimento em questão poderão sofrer com consequências da falta de pagamento caso o veículo permaneça circulando pelas ruas e seja parado em blitz e outros momentos para avaliação destas questões, se este se encontra de forma regular ou não perante as autoridades responsáveis por tal.


Para conferir a respeito do período que deverá ser feito o pagamento, os motoristas devem ficar atentos ao número da placa do carro, isso pois o final desta irá indicar através de uma tabela elaborada pelos responsáveis a data limite para ao pagamento do valor em questão do imposto, seja ele feito de forma completa ou então através das parcelas que serão escolhidas pelo contribuinte para quitar a dívida.

Para realizar o pagamento do valor, é necessário que os motoristas busquem através do site do Detran o boleto relativo ao seu veículo, pois cada carro contará com um valor específico de acordo com o seu modelo, e portanto, este valor será calculado em cima destes detalhes. Assim, no site do Detran os contribuintes podem acessar o boleto para realizar o pagamento adotando a modalidade escolhida pelo mesmo. Também é possível que o mesmo documento seja retirado através das agências da Sefaz, se assim preferir. Uma novidade importante para os que desejam, principalmente realizar pagamentos à vista do imposto, é que neste ano o Pix será uma modalidade aceita pelos órgãos responsáveis.

O primeiro estado a ter adotado o Pix como pagamento neste ano foi o Acre, e assim os contribuintes terão maior conforto e comodidade para realizar a quitação do imposto. Este processo facilita não somente a vida dos motoristas que deverão pagar pelo IPVA mas também para a Fazenda responsável pelo recebimento, pois estes poderão realizar o processo através de suas contas, sem que seja importante escolher uma específica para tal.

Os detalhes destacados pelo diretor da Sefaz, Clóvis Gomes, ressaltam que alíquota de 2022 prevê que o valor em questão do imposto seja de cerca de 2% para os carros de passeio e caminhonetes e de 1% para ônibus, caminhões e motos. Um detalhe a ser destacado é que este valor segue o mesmo do ano passado, mas a sensação que os motoristas podem ter é de que está maior, mas isso deve-se ao fato de que os veículos passaram por uma valorização.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.