IPVA PR 2022 – Calendário de Pagamento, Descontos, Como Pagar




Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado do Paraná.

Para os motoristas que possuem veículos emplacados no estado do Paraná, é importante ficar atualizado sob as alíquotas e pagamento do IPVA para este ano. Em 2022, o pagamento começa a ser feito já no mês de janeiro.


A novidade, para este público, segundo o governo do estado, é a concessão de 3% de desconto na modalidade à vista, uma gentileza da Secretaria de Estado da Fazenda para incentivar o motorista a quitar o imposto de uma só vez.

Quem precisa consultar o boleto de pagamento, pode fazer isto pela internet de forma fácil. Desde o dia 04 deste mês o governo do estado do Paraná disponibilizou um portal, dedicado aos motoristas, ao qual pode ser acessado aqui: https://www.contribuinte.fazenda.pr.gov.br/ipva/faces/home. Por lá, há a opção de consultas de parcelamentos e do valor venal para 2022, além de consultar débitos de veículos e acessar a base de dados do Detran paranaense.

A alíquota cobrada neste ano é de 1 a 3.5% do valor do veículo, a depender do ano de fabricação e do modelo que o motorista possui. Para quem não dispor do dinheiro à vista, pode-se parcelar em até cinco vezes, neste caso sem usar o desconto oferecido.

Do valor arrecadado com o imposto, metade fica para o município de emplacamento do veículo.

Como o IPVA pode ser pago?

O imposto, ao menos no Paraná, pode ser pago de diversas formas: por uma guia de recolhimento com compensação junto aos bancos credenciados. São eles: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob ou Sicoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi, para valores em aberto de impostos devidos, pagamento em boletos para o IPVA deste ano, que pode ser pago em qualquer agência bancária, número do Renavam do veículo no caixa dos bancos acima credenciados, a exceção do BB, e o pagamento via PIX por meio de um código, disponível no portal.

Leia também:  New Holland NH2 - Trator Movido a Hidrogênio

Como parcelar?

Para parcelar o IPVA, é bastante simples: no portal acima mencionado, é preciso selecionar a consulta de débitos e guias do IPVA paranaense com o número do Renavam ou acessar o menu de parcelamento, também é possível parcelar impostos de anos anteriores. O limite de parcelas, segundo explica o governo do estado, é de até 10 vezes. No caso de ajuizamento ou protesto de dívidas, basta procurar a Procuradoria Geral do Estado e verificar, além da dívida, os valores de custas e honorários. Para os motoristas que possuem contas em bancos credenciados, como Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob ou Sicoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi, o pagamento parcelado também pode ser feito seguindo o mês de referência.

O parcelamento poderá ser pedido pelo proprietário ou comprador do veículo registrado no Detran, além do arrendatário do veículo.

Calendário do pagamento

Pagamento à vista com o desconto

  • Placas final 1 e 2: 17 de janeiro de 2022;
  • Placas final 3 e 4: 18 de janeiro de 2022;
  • Placas final 5 e 6: 19 de janeiro de 2022;
  • Placas final 7 e 8: 20 de janeiro de 2022;
  • Placas final 9 e 0: 21 de janeiro de 2022.

Pagamento parcelado, sem o desconto

  • Placas final 1 e 2: sempre no dia 17 (janeiro, fevereiro, março, abril e maio);
  • Placas final 3 e 4: sempre no dia 18 (janeiro, fevereiro, março, abril e maio);
  • Placas final 5 e 6: sempre no dia 19 (janeiro, fevereiro, março, abril e maio);
  • Placas final 7 e 8: sempre no dia 20 (janeiro, fevereiro, março, abril e maio);
  • Placas final 9 e 0: sempre no dia 21 (janeiro, fevereiro, março, abril e maio).

Imunidade

Alguns setores da sociedade possuem isenção ou imunidade no pagamento: templos religiosos tem direito a imunidade, pessoas com deficiência, síndrome de down ou autistas tem direito a isenção. Todas elas devem solicitar no site mencionado acima. Por lá, também é possível a substituição de isenção de veículo de pessoas com deficiência, substituição de isenção de veículo táxi ou escolar.

Leia também:  Como fazer o Cartão de Estacionamento para Idoso e Deficiente

Por Leandrinho de Souza

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.