IPVA 2022 DF – Calendário de Pagamento, Descontos, Como Pagar


Confira aqui todos os detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no Distrito Federal.

Para os motoristas que possuem veículos emplacados no estado do Distrito Federal, é importante ficar atualizado sob as alíquotas e pagamento do IPVA para este ano. Em 2022, o pagamento começa a ser feito no mês de fevereiro.


Segundo informa o governo do DF, motoristas que optarem por pagar a alíquota em cota única, mais conhecido como modalidade de pagamento à vista, vai ter um desconto de 10%. Aos demais, que não podem pagar de uma vez só, o valor será dividido em 6x, porém sem o generoso desconto.


Quem precisa consultar o boleto de pagamento, pode fazer isto pela internet de forma fácil. O governo do estado do DF disponibilizou um portal, dedicado aos motoristas, ao qual pode ser acessado aqui: https://mobile.receita.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/CartaServicos/servico.cfm?codTipoPessoa=6&codServico=530&codSubCategoria=205. Para acessar a segunda via do boleto, deve-se informar o Renavam e o ano de pagamento, que no caso é 2022.


Carros elétricos e híbridos estão livres de pagar IPVA no estado.


Calendário do pagamento

Pagamento à vista com o desconto

  • Placas final 1 e 2: 21 de fevereiro de 2022;
  • Placas final 3 e 4: 22 de fevereiro de 2022;
  • Placas final 5 e 6: 23 de fevereiro de 2022;
  • Placas final 7 e 8: 24 de fevereiro de 2022;
  • Placas final 9 e 0: 25 de fevereiro de 2022.

Pagamento parcelado, sem o desconto

  • Placas final 1 e 2: sempre no dia 21 (fevereiro a julho);
  • Placas final 3 e 4: sempre no dia 22 (fevereiro a julho);
  • Placas final 5 e 6: sempre no dia 23 (fevereiro a julho);
  • Placas final 7 e 8: sempre no dia 24 (fevereiro a julho);
  • Placas final 9 e 0: sempre no dia 25 (fevereiro a julho).

Sobre o IPVA

O IPVA – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores – é considerado um tributo estadual e cobrado de acordo com o previsto na constituição. Embarcações e aeronaves estão livres de pagar este tipo de tributo.

Cada governo está liberado para cobrar a alíquota como achar melhor, se baseando no valor venal do veículo. Este substitui o antigo TER – Taxa Rodoviária Única – e parte do valor arrecadado é repassado para a cidade de emplacamento do veículo.

Carros que estão isentos de pagar IPVA a partir de 2022

Alguns estados praticam a isenção conforme a data de fabricação do veículo.

Carros fabricados até 2011 estão livres no Amapá. Até 2007, entram na lista os estados de Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, já que estes têm mais de 15 anos de fabricação.

Carros fabricados até 2004 estão isentos este ano em Mato Grosso, pois já passaram 18 anos de sua fabricação. Já em Santa Catarina e Tocantins, a regra é mais rígida: somente carros com 30 anos ou mais de fabricação, ou seja, 1992 e anteriores, estão livres de cobrança do imposto.

Podemos citar alguns deles

10 anos

Polo 2011: com 10 anos de fabricação, é um carro que vendeu bastante e tem recursos interessantes, como o motor 1.6 e freios ABS. No mercado de usados, por 27 mil, já é possível comprar um exemplar, a analisar as condições de conservação

15 anos

Honda Civic 2007: o carro japonês foi vendido majoritariamente com a sua versão em motor 1.8. Em uma rápida busca na internet, os preços cobrados por outros usuários partem de 35 mil reais, subindo para 38 na versão LXS 1.8 automático.

20 anos

Zafira 2001: O Zafira foi um carro famoso no Brasil, e já oferecia naquela época um motor 2.0 com um elegante carro espaçoso e grande para a sua data. Hoje, um exemplar destes usado tem seu preço a partir de 14 mil reais, de câmbio manual e abastecido a gasolina.

30 anos

Santana 1991: O Santana, mesmo antigo, tem ainda o seu charme. Na internet, a variante GLS tem seu mercado a partir de 7 mil reais. É o carro mais barato desta lista, mas atenção sempre aos detalhes de conservação e documentação.


Por Leandrinho de Souza


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.