IPVA MA 2022 – Calendário de Pagamento, Descontos




Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado do Maranhão.

Os calendários atualizados de pagamentos do IPVA de 2022 estão sendo anunciados nos Estados do Nordeste.


Deste modo, a gestão da Secretaria de Estado da Fazenda, ou Sefaz, na Unidade Federativa do Maranhão, fez divulgar o calendário específico da região, com o itinerário completo do Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores, o IPVA de 2022.

Conforme a nota publicada pela mesma secretaria, ocorreu elevação média na escala de 23,51% sobre o valor estabelecido de IPVA para este ano de 2022, referente ao valor superado de 2021.

Os gestores da Sefaz daquele Estado explicam que o novo cálculo foi efetuado em conformidade com as pesquisas realizadas por meio da Fundação Instituto em Pesquisas Econômicas, ou FIPE. A partir deste procedimento foi possível verificar uma considerável variação sobre os valores de mercado atuais entre os veículos, abrangendo os novos, semi-novos, e em todas as categorias, leves, pesados, de passeio, de carga, transporte público entre outros.

Portanto, a partir das mudanças sobre preços no segmento de vendas de automóveis é necessário operar reajuste sobre o imposto, concomitantemente, de modo a manter atualizada a composição de frotas dos veículos tributáveis no Estado maranhense.

Entretanto, neste ano de 2022 haverá direito a desconto de até 20% concedido aos cidadãos que optarem por quitar o valor deste imposto em prestação única, cujo prazo de acerto finaliza no dia 25 do próximo mês de fevereiro. Os cidadãos que necessitarem, ou decidirem, quitar o Ipva em prestações deverão quitar três boletos com valores equivalentes.

No caso de haver atraso nessas quitações de parcelas, cada uma será paga já acrescida do valor de multa e de juros, que serão automaticamente calculados um dia após a data de vencimento. Estas parcelas devem ser quitadas em ordem progressiva, considerando o fato de que a quitação da segunda prestação está condicionada à primeira parcela, e assim por diante, até a última cota.

Leia também:  Honda apresentou o novo Grace Hybrid no Japão

Ainda conforme a nota da Sefaz, todos estes valores de IPVA para 2022 já estão devidamente calculados sobre a base dos citados valores de mercado de todo tipo de automóvel, considerando, também, marcas, modelos, anos de produção, quais podem ser elencados na isenção de imposto, conforme o caso e em acordo com a Tabela da FIPE.

A lei nacional permite que veículos produzidos há mais de 15 anos estejam isentos do Ipva, segundo o código atualizado. Recentemente foi divulgado que nos estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, na Capital Federal, no Espírito Santo, no próprio Maranhão, no Pará, na Paraíba, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Rondônia e na região de Sergipe está sendo concedida a isenção do Ipva em relação aos veículos produzidos até o ano de 2007, ou seja, com ou mais de 15 anos de lançamento e rodagem.

Todos os cidadãos já podem consultar estes valores, por meio da tabela, tendo como base os modelos de automóveis de que são proprietários, e simular o valor ou valores de parcelas, acessando o portal oficial da Sefaz, via online, acionando o link que indica IPVA. Ou site para consulta dos valores é o portal oficial do Detran.

A chamada Tabela FIPE consiste em recurso elaborado e lançado pela direção da Fundação Instituto em Pesquisas Econômicas, cuja função está em ampliar a divulgação de valores padrões no segmento de venda de automóveis de todos os tipos: veículos de passeio, as motos e os caminhões, em todos os níveis de condições, zerados, seminovos e de segunda-mão, existem em todo o território nacional, como um meio de orientar as negociações, as avaliações desta categoria de bens e prestar suporte ao imposto.

Leia também:  Audi A8 - Informações sobre o carro

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.