Pagamento do IPVA GO 2022 – Valores, Prazos, Descontos


Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado de Goiás.

O novo calendário correspondente ao IPVA de 2022, no Estado de Goiás, está disponível aos cidadãos daquela região.


Nota oficial da Secretaria de Estado da Economia, Região Centro-Oeste do Brasil, anunciou a tabela atualizada para quitação do Imposto referente à Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Outra tabela é a do licenciamento sobre veículos automotores adquiridos e (ou) desembaraçados em 2022, no Estado de Goiás.


O período para quitação da taxa imposta inicia no próximo dia 27 deste mês de janeiro. De acordo com a mesma nota, a alíquota não sofrerá aumento este ano, permanecendo congelada desde o ano de 2015.


Na região de Goiás, portanto, o Ipva poderá quitado, como ocorre em todo o território nacional, em dois modos: à prestação ou em uma única parcela. O critério adotado para aquele Estado é de, no máximo, três prestações para quem optar por essa via. Ainda no caso das parcelas, os cidadãos que se decidirem por esse caminho deverão estar atentos ao seguinte detalhe: a última prestação deverá ser paga junto da taxa única sobre o Licenciamento Anual e sobre o Seguro DPVAT.


O documento de boleto, contendo os valores discriminados, é emitido via online por meio de dois portais digitais: órgão da Secretaria de Economia; órgão do Departamento Estadual do Trânsito, Unidade Federativa de Goiás, ou o Detran (GO).

Conforme anúncio do governo estadual, o valor padrão cobrado sobre os automóveis é calculado dentro de rigoroso critério, fundamentado, sobretudo, no valor atual de mercado regional, aferido por meio de trabalho da Fundação em Pesquisa Econômica, ou Fipe.

O modo de cálculo para quitação de valores segue o seguinte critério:

Cada cidadão contribuinte deverá verificar a marca e modelo de seu próprio automóvel pela relação estabelecida na Fipe, acessando o site oficial da Secretaria da Economia do Estado de Goiás, clicando na janela que diz: IPVA, em seguida abrir o link: Calendário dos vencimentos.

O departamento de Gerência em IPVA, por meio de sua gestão, anunciou que o modo de verificar corretamente o chamado “valor venal” de um automóvel é necessário multiplicar o valor base consultado via alíquota de categoria, referente à própria marca e modelo do carro.

Abaixo segue a sequência de alíquota em percentuais:

1 – De 1,25% em relação a tipos de veículos como: os ônibus, os micro-ônibus, os caminhões, os veículos aéreos e até os aquáticos que transitam constantemente no transporte de passageiros (coletivos) e os veículo para transporte de cargas;

2 – De 3% em relação à seguinte categoria: motocicletas, os ciclomotores, os triciclos, as motonetas e veículos de passeio que entregam desempenho de até 100 CV;

3 – De 3,45% em relação à categoria de automóveis utilitários;

4 – De 3,75% em relação à categoria de automóveis terrestres para passeios, veículos aéreos e meios de locomoção aquáticos, entre outros ainda exatamente especificados, mas, que podem ser elencados.

Sobre os descontos:

O governo estadual de Goiás também dispõe da isenção sobre IPVA:

– A isenção já padronizada é para os automóveis fabricados há mais de 15 anos;

– Isenção para os motoristas na categoria de pessoas com deficiência;

– Para a categoria de ônibus e (ou) micro-ônibus que transportam passageiros no ramo de turismo ou transportes escolares;

– Para automóveis zerados, no mesmo ano de aquisição, e vendidos em concessionárias goianas.

Para acrescentar, a própria Secretaria de Economia, por meio de sua direção, divulgou o benefício para os cidadãos participantes do novo programa: Nota Fiscal Goiana, que agora têm direito a descontos entre 5% e 10% sobre este imposto, levando em consideração aquisição contendo CPF na nota fiscal.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.