IPVA SC 2022 – Calendário de Pagamento, Descontos, Valores


Confira aqui mais detalhes sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado de Santa Catarina.

Já está disponível, nesse início de janeiro, o calendário atualizado referente ao pagamento do IPVA deste ano de 2022, no Estado de Santa Catarina.


Portanto, o novo calendário para quitação do Imposto obrigatório sobre Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA, do ano 2022, está publicado pela secretaria do governo Estadual de Santa Catarina. É importante saber que as alíquotas serão mantidas (valor congelado) ao longo deste ano, como ocorre há alguns anos e, em 2022, este tributo também poderá ser quitado em até três parcelas, dentro de um período determinado.


Critério de organização de pagamentos conforme a ordem numérica:

De acordo com o padrão nacional, estabelecido no código, é o número de placa que define a ordem de quitação. Portanto, a sequência se dá conforme a ordem natural, pelo início:


A – Os proprietários de automóveis cujas placas possuam códigos que finalizem pelo número um (1) serão os primeiros na fila de boletos. Os cidadãos que decidirem parcelar esse pagamento de imposto deverão, primeiramente, retirar o boleto da primeira prestação até o próximo 10 deste mês, janeiro.


B – Os proprietários de automóveis cujas placas possuam códigos que finalizem pelo número um (1) que optarem pela quitação apenas uma prestação deverão retirar o boleto, via internet, efetuar a impressão do documento e quitar até o prazo máximo de 31 deste mês de janeiro.

Observação: é importante lembrar que não haverá descontos para os cidadãos que efetuarem a quitação do imposto em uma única parcela, ou para aqueles que decidirem até adiantar as prestações, ao longo dos meses.

Sobre o critério de valor para cada tipo de carro e cálculos:

Como ocorre todos os anos, há bastante tempo, o cálculo básico é estabelecido a partir do valor de mercado objetivo do automóvel, em rigorosa conformidade com a tabela da Fipe. Portanto, todos os proprietários de veículos residentes no Estado catarinense deverão, antes de efetuar a quitação do imposto, consultar o portal digital da Tabela Fipe para estarem informados sobre o valor exato a pagar e ainda simularem o cálculo de alíquota sobre a prestação ou prestações.

A chamada Tabela FIPE consiste em recurso criado por meio da gestão da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, homônima, que desempenha um papel de grande praticidade aos cidadãos na divulgação dos valores padrões do atual mercado de veículos, motos e caminhões, incluindo os novos, os seminovos e de segunda mão, implicando todas as unidades automotoras existente em território brasileiro, de modo a ser uma ferramenta e parâmetro nas negociações e nas avaliações dentro do comércio de veículos.

Por exemplo: em transações que estão acima das estimativas desta tabela, o que deve ser levado em consideração são fatores mais acessórios, incluindo a conservação, se as revisões estão concluídas, e demais especificidades válidas para negócios.

Orientações sobre o pagamento de IPVA:

A quitação de IPVA, para ser corretamente efetuada, exige que o dono do automóvel acesse o link oficial da instituição Detran. No site, cada cidadão deverá fazer imprimir a guia para quitar o valor, ou valores, que poderão ser pagos em quaisquer agências bancárias ou mesmo via online.

Sobre as alíquotas:

1 – De 2% sobre os automóveis de passeio, mais comuns, incluindo os utilitários e chamados “motor casa”, sejam nacionais ou importados;

2 – De 1% sobre os automóveis de duas ou três rodas; sobre os veículos para transportes de cargas ou de passageiros, sejam nacionais ou importados;

3 – De 1% sobre os automóveis destinados a locações, que são propriedade das locadoras de veículos, ou para aqueles automóveis que são arrendados em locações, por meio de contratos do arrendamento mercantil.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.