Como de costume em todo início de ano, começa a programação para os gastos e pagamentos necessários. Se você é do Estado de Alagoas e já quer se informar sobre os valores a serem cobrados pelo Governo no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, tanto para se manter informado, quanto para se programar financeiramente, confira a matéria a seguir. A Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas – Sefaz AL já fez a divulgação do calendário e dos percentuais do desconto no diário oficial do Estado – DOE desde o dia 17 de dezembro (sexta-feira).
Os contribuintes que já querem se organizar para realizar o pagamento desse imposto devem, antes de tudo, aguardar a divulgação das alíquotas que o Estado ainda vai fazer. Quando isso ocorrer, poderá acessar o endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda Estadual de Alagoas a fim de imprimir o boleto.
Ao entrar o portal, você deve clicar em “IPVA” que fica na área chamada “Espaço do Contribuinte”, situada no lado esquerdo da tela.
Depois o contribuinte deve escolher a opção para imprimir os boletos, digitando os dados do Renavam e a placa do veículo.
Os contribuintes que quitarem o imposto em cota única até o dia 31 de janeiro (segunda-feira) terão desconto de 5%. Em 2021 esse percentual foi de 10%.
Quem não quiser ou não tiver condições de realizar o pagamento em cota única, poderá dividir o valor em até 6 vezes. Nesse caso, perdem os descontos e os vencimentos têm prazos distintos, conforme descrito a seguir:
Vale lembrar que, mesmo que o contribuinte opte pelo pagamento parcelado, a renovação do licenciamento deve ser quitado em cota única.
É um tributo cobrado de forma anual aos proprietários de veículos, sendo estes motos, automóveis, caminhões, ônibus, embarcações, entre outros.
Aqueles contribuintes que não pagam o imposto podem ter o carro apreendido, ficam com nome inscrito na dívida ativa do estado, são sujeitos ao pagamento de multa e perdem pontos na carteira nacional de habilitação – CNH.
Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro arrecadado com o imposto pelo governo estadual, pode ser aplicado em diversas ações públicas, escolhidas como prioridade pela gestão do estado, e não apenas para melhorar as estradas, como pavimentação e sinalizações.
Se você pegou um carro que está com IPVA atrasado, ou por condições financeiras restritas, acabou atrasando esse pagamento, aqui vai uma informação importante: no site da Sefaz AL é possível fazer o parcelamento a fim de quitá-lo.
Para saber o valor devido do imposto, é necessário, antes de tudo, consultar o valor venal do seu veículo. Isso é feito com base em uma avaliação que considera tanto o modelo, quanto o ano de fabricação. Em cima desse valor, aplica-se a alíquota estabelecida pela Secretaria da Fazenda.
Os percentuais das alíquotas do IPVA de Alagoas para o ano de 2022 ainda será divulgada pelo Governo Estadual.
Para recordar, as alíquotas em 2021 variaram entre 1%; 1,5%; 2,75%; 3% e 3,25%. Além disso, motos com até 50 cilindradas ficaram isentas do pagamento desse imposto.
Para conferir outros detalhes, acesse o site da SEFAZ do Estado de Alagoas.
Melisse V.
Um Desafio de Resistência para a Ram Rampage R/T A Ram decidiu colocar à prova… Leia Mais
Introdução ao Mundo do Jeep Recon EV O mundo automotivo está prestes a presenciar um… Leia Mais
Inovação em Duas Rodas: BMW C 400 X Chega ao Brasil A chegada da BMW… Leia Mais
O Jeep Renegade 2024 é um SUV que combina um design robusto e elegante com… Leia Mais
O VW T-Cross 2024, um dos SUVs mais vendidos do Brasil, chega ao mercado com… Leia Mais
A Toyota traz uma nova abordagem para o Land Cruiser 2024, com um design que… Leia Mais