IPVA AL 2022 – Calendário de Pagamento, Como Calcular


Confira aqui mais informações sobre o pagamento do IPVA 2022 no estado de Alagoas.

Como de costume em todo início de ano, começa a programação para os gastos e pagamentos necessários. Se você é do Estado de Alagoas e já quer se informar sobre os valores a serem cobrados pelo Governo no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, tanto para se manter informado, quanto para se programar financeiramente, confira a matéria a seguir. A Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas – Sefaz AL já fez a divulgação do calendário e dos percentuais do desconto no diário oficial do Estado – DOE desde o dia 17 de dezembro (sexta-feira).


IPVA 2022

Os contribuintes que já querem se organizar para realizar o pagamento desse imposto devem, antes de tudo, aguardar a divulgação das alíquotas que o Estado ainda vai fazer. Quando isso ocorrer, poderá acessar o endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda Estadual de Alagoas a fim de imprimir o boleto.


Ao entrar o portal, você deve clicar em “IPVA” que fica na área chamada “Espaço do Contribuinte”, situada no lado esquerdo da tela.


Depois o contribuinte deve escolher a opção para imprimir os boletos, digitando os dados do Renavam e a placa do veículo.


Descontos previstos no IPVA 2022 do Estado de Alagoas

Os contribuintes que quitarem o imposto em cota única até o dia 31 de janeiro (segunda-feira) terão desconto de 5%. Em 2021 esse percentual foi de 10%.

Quem não quiser ou não tiver condições de realizar o pagamento em cota única, poderá dividir o valor em até 6 vezes. Nesse caso, perdem os descontos e os vencimentos têm prazos distintos, conforme descrito a seguir:

  • As placas com final 1 e 2 têm vencimento da primeira parcela em 25 de fevereiro (sexta-feira);
  • 3 e 4: vencem no mês de março;
  • 5 e 6: no final de abril;
  • 7 e 8: 31 de maio (terça-feira);
  • 9 e 0: em 30 de junho (quinta-feira).

Vale lembrar que, mesmo que o contribuinte opte pelo pagamento parcelado, a renovação do licenciamento deve ser quitado em cota única.

O que é o IPVA?

É um tributo cobrado de forma anual aos proprietários de veículos, sendo estes motos, automóveis, caminhões, ônibus, embarcações, entre outros.

Aqueles contribuintes que não pagam o imposto podem ter o carro apreendido, ficam com nome inscrito na dívida ativa do estado, são sujeitos ao pagamento de multa e perdem pontos na carteira nacional de habilitação – CNH.

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro arrecadado com o imposto pelo governo estadual, pode ser aplicado em diversas ações públicas, escolhidas como prioridade pela gestão do estado, e não apenas para melhorar as estradas, como pavimentação e sinalizações.

O IPVA de anos anteriores do meu carro está em atraso. O que devo fazer?

Se você pegou um carro que está com IPVA atrasado, ou por condições financeiras restritas, acabou atrasando esse pagamento, aqui vai uma informação importante: no site da Sefaz AL é possível fazer o parcelamento a fim de quitá-lo.

Como o IPVA é calculado?

Para saber o valor devido do imposto, é necessário, antes de tudo, consultar o valor venal do seu veículo. Isso é feito com base em uma avaliação que considera tanto o modelo, quanto o ano de fabricação. Em cima desse valor, aplica-se a alíquota estabelecida pela Secretaria da Fazenda.

Os percentuais das alíquotas do IPVA de Alagoas para o ano de 2022 ainda será divulgada pelo Governo Estadual.

Para recordar, as alíquotas em 2021 variaram entre 1%; 1,5%; 2,75%; 3% e 3,25%. Além disso, motos com até 50 cilindradas ficaram isentas do pagamento desse imposto.

Mais informações sobre o IPVA do Estado de Alagoas

Para conferir outros detalhes, acesse o site da SEFAZ do Estado de Alagoas.


Melisse V.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.